Antirretrovirais: uma pílula por dia, religiosamente

Já vão fazer quase seis meses que fui diagnosticado. Desde lá muita coisa mudou, aumentei a quantidade de exercícios, parei completamente com drogas, diminui drasticamente a bebida alcóolica, estabilizei meu transtorno bipolar e a dose certa de remédios. Tudo tão lindo que o meu psicólogo até jogou na minha cara “se não fosse pelo HIV você estaria se estragando até agora” ouch.

antirretrovirais

Como meus níveis de CD4 e carga viral estavam estáveis, o tratamento ficou para outra hora. Fizemos o teste de genotipagem para HIV, também sem muitas surpresas. Semana passada decidimos que está na hora de começar.

O HIV se multiplica em velocidade alucinante. No organismo infectado, em condições habituais, são produzidos 10 bilhões de novos “vírus” em um único dia. Nesse processo, surgem milhões de variantes geneticamente distintas das que lhes deram origem.

Quando uma mesma pessoa é infectada por duas dessas variantes ao mesmo tempo, pode ocorrer recombinação, processo segundo o qual os genes das duas se juntam e se separam em combinações de alta complexidade.

Só para dar ideia da biodiversidade resultante dessa versatilidade, tomemos o grupo M, responsável pela maioria das infecções mundiais. É tamanho o distanciamento genético entre as diversas cepas que fazem parte do grupo M, que os virologistas costumam dividi-las em subtipos designados com letras e números: A1, A2, A3, A4, B, C, D, F1, F2, G, H, J e K.

Dentro do mesmo subtipo as disparidades genéticas atingem 15% a 20%; de um subtipo para outro, 25% a 35%. Se lembrarmos que menos de 3% de nossos genes nos distinguem dos chimpanzés, e que 30% nos diferenciam dos camundongos, podemos avaliar o que representam esses números.

antirretroviraisAs classes de antirretrovirais

Existem cinco tipos de classes de drogas antirretrovirais (pra entender como o vírus do HIV funciona leia aqui):

  • Inibidores Nucleosídeos da Transcriptase Reversa: o vírus do HIV se “acopla” ao DNA de nossas células do sistema imunológico e se replicam no organismo como se fossem elas, quase um cavalo de Tróia. essa classe de medicamentos atuam na enzima transcriptase reversa, incorporando-se à cadeia de DNA que o vírus cria a tornando defeituosa, impedindo sua replicação.
  • Inibidores Não Nucleosídeos da Transcriptase Reversa: bloqueiam diretamente a ação da enzima e a multiplicação do vírus.
  • Inibidores de Protease: atuam na enzima protease, que faz o vírus se acoplar a novas células e “entrar” nelas. Com essa classe de medicamentos seria basicamente como “cortar as pernas” do HIV, bloqueando sua ação e impedindo a produção de novas cópias de células infectadas.
  • Inibidores da Integrase: bloqueiam a atividade da enzima integrase, responsável pela inserção do DNA do HIV ao DNA humano (código genético da célula). Assim, inibe a replicação do vírus e sua capacidade de infectar novas células.
  • Inibidores de fusão: impedem a entrada do vírus na célula e, por isso, ele não pode se reproduzir.

Aderência aos antirretrovirais

antirretroviralOs antirretrovirais precisam ser tomados religiosamente todos os dias no mesmo horário, caso contrário sua eficácia pode cair e o vírus mutar, ficando resistente, não ao remédio, mas a categoria inteira. Esqueceu de tomar? Mais chances ainda de mutar. Pra o tratamento ser efetivo, uma aderência de 90% é necessária, quer dizer, se em 10 dias você esqueceu de tomar uma vez, talvez tudo bem. Talvez seja o suficiente pro vírus criar uma mutação…

Também é por essa pequena façanha do vírus que não existem vacinas até hoje. Eu sempre tive uma facilidade em tomar meus remédios sem faltar nenhum dia porque os casava com hábitos. Antes de dormir, no lanche da tarde, no café da manhã. As únicas vezes que esqueci de tomar foram porque estava viajando ou em um lugar onde a rotina muda completamente, ter TDA não ajuda.

Dicas pra manter a aderência da sua medicação:

  • Case o momento do remédio com um hábito que você sempre faz: dormir, lanche da tarde, café da manhã, etc.
  • Coloque lembretes – não alarmes – no seu celular, aqueles que você precisa marcar que fez pra completar, o iPhone tem um sistema próprio disso, mas existem milhares de aplicativos similares. Alarmes vão soar mesmo se o seu celular estiver no silencioso e isso não será legal caso esteja em uma palestra ou algo assim.
  • Deixe a medicação sempre a vista, no caso dos antirretrovirais se você toma antes de dormir, coloque-os no criado mudo ao lado de sua cama. Se tomar durante o trabalho, compre outro pote e os deixe embaixo do monitor.
  • Compre caixinhas de remédios que tenham dias da semana marcados nela e coloque uma pílula por dia, assim eles sempre estarão lá. Toda farmácia tem vários modelos.

Durante os anos 90 vários estudos da industria farmacêutica concluíram que a combinação de vários antirretrovirais é mais eficaz do que apenas um, desde então o chamado coquetel se tornou padrão. Só que esse método – como pode-se esperar – não é o mais eficaz, com os efeitos colaterais e a dificuldade de tomar várias pílulas por dia religiosamente em vários momentos fazia com que em média 10% das pessoas abandonassem o tratamento.

Até que chegou-se ao santo graal do tratamento do HIV, o 3 em 1, no Brasil ele é a primeira linha de tratamento para quem não tem nenhum tipo de restrição aos conmponentes da fórmula, são três medicamentos em um. Tenofovir Disoproxil fumarate (300 mg), Lamivudine (300 mg), Efavirenz (600 mg). É uma pílula gigante, mas melhor que tomar três.

antirretrovirais 3 em 1

No Brasil quem é infectado tem todos os medicamentos pagos gratuitamente pelo governo. Você só precisa de uma receita especial cedida pelo seu médico e realizar um cadastro no CRT ou posto de saúde. A cada 90 dias poderá buscar medicamentos para os próximos 90 dias.

Efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais

No caso do 3 em 1 citado acima. Apenas os categorizados como frequentes ou pouco frequentes na bula.

  • Tonturas, dor de cabeça
  • Vômito, náuseas
  • fadiga, mal estar, febre
  • Diarréia, flatulência, dor abdominal, cólicas
  • Rash cutâneo
  • Insônias, sonolência, sonhos anômalos (vívidos)
  • Ansiedade, depressão, agressividade, instabilidade emocional, perturbações de concentração, euforia, alucinações, mania.
  • muito raro, mas com menção honrosa: lipodistrofia

Exceto o último, todos os outros são fichinha comparado ao meu histórico de outros medicamentos e não me assustam. Mesmo se acontecerem, são passageiros.

Vou lá, tomar minha primeira pílula, às 23h, porque como você pode ver acima,  pode deprimir um pouco o sistema nervoso central, dar só sono como também alucinações ou sonhos vívidos.

Enquanto isso, meus amigos no WhatsApp discutindo sobre o final de semana, um jurava que apenas tomou uma bala e ela estava premiada, porque aquele “sabor” geralmente não é forte. Outro gentilmente o lembra que ele também tomou meia garrafa de whisky sozinho e outro complementa que colocou uma segunda bala na boca dele enquanto estava bem louco… Bons tempos.

Com ajuda de:
As mil faces do HIV.
I’m finding it difficult to take my HIV meds regularly. What can I do to improve my adherence?
HIV Antiretroviral Therapy: Past, Present and Future
Quais são os antirretrovirais

56 Comentários comentários para Antirretrovirais: uma pílula por dia, religiosamente

  1. Bons tempos nada rapaz… concordo absolutamente com seu psicólogo ! u.u é “engraçado” e triste (pela circunstância) dizer isso mas a sua qualidade de vida aumentou …

    Agora, uma pergunta: você toma toma e toma os remédios por um período X. Não há a possibilidade do vírus ficar resistente aos remédios e você precisar trocar a medicação? Como se descobre isso (e em média, quanto tempo leva para chegar à este ponto?)

    Te admiro pra caramba pela sua força, que mesmo com todos os problemas, está aqui trazendo informação para pessoas, minando a ignorância (em ambos os sentidos) que ainda perdura na mente de milhões. Obrigado obrigado obrigado !

    • Oi Rafael, desculpa a demora gigantesca pra responder, acabei viajando e por algum motivo não recebi notificação do seu comentário.

      Obrigado pelas palavras de apoio!

      Sobre a sua dúvida, pode-se desenvolver resistência a medicação sim, mas é mais comum isso acontecer porque ela não é tomada com frequência, porque a pessoa teve alguma queda de imunidade (exemplo: dengue, fumou muita maconha, dentre vários outros motivos). Mas já ouvi histórias de gente que ficou tentando remédios diferentes mas nenhum funcionava, no fim acabou entrando em terapia de resgate (quando intervenção médica é necessária).

      Como descobre que criou resistência? Tentativa e erro. Fiquei muito nervoso quando descobri isso, que você precisa ficar tentando remédios diferentes e se sua carga viral não diminuir é porque tem algo errado. Que anos estamos mesmo? A medicina não evoluiu o suficiente?

      Brincadeiras a parte, tem um exame que testa o vírus contra diferentes classes de medicamento e te retorna as resistências. Fiz um post explicando sobre aqui: https://tenhohiv.com/tudo-sobre-hiv-aids/genotipagem-para-hiv/ – porém é um exame bem caro, na rede pública e maioria dos planos você só pode fazer após tentar com duas classes de medicamentos e dar errado.

  2. Bom dia ! Comecei a tomar o 3 em 1 há uma semana e meia, pra mim foi dificil apenas nos 2 primeiros dias, depois foi diminuindo e hoje sinto apenas alguma mudanca de humor e dificuldade de concentração. Mas fiquei em duvida, quanto ao horário de tomar o, pois a medica e a farmaceutica do ambulatorio me disseram que o 3 em 1 nao tem necessidade de tomar todo dia religiosamente na mesma hora. Tem dias que tomo a uma e meia da manhã, outros dias mais cedo, outros mais tarde e por ai vai. Será que dessa maneira o remedio vai fazer efeito em meu organismo ? Obrigado pela atenção !

    • Quanto mais regrado você for, melhor seu organismo vai reagir ao medicamento e menor a chance de uma possível mutação do vírus [o que faria vc ter que trocar o medicamento e eliminar o mais fácil de tomar e com menor efeito colateral]. Também existe um engano em dizer que o 3em1 pode “variar” o horário, pois a cada atraso, são menos 3 medicamentos fazendo efeito no seu organismo. Resumindo, tome no mesmo horário que só vai ser bom pra você.

  3. Olá , descobrir ser soropositivo há 10 dias, já fiz todos os exames a pedido do infectologista do meu plano de saúde CD4 478 …. Começo s tomar hj o medicamento ! Muito medo das reações ! Quero logo voltar a academia !!!!

    • Vai dar tudo certo e bora pra academia!!! Vida segue normal e você se Deus quiser não terá reações!! Abraços e coragem!

  4. Oi, comecei a Tomar tomar os retrovirais a 1 semana e dois dias e estou sentindo muito enjou diarreia isso é normal? O que eu faço pra amenizar não consigo comer, e as vezes me pego chorando sozinho. Me ajude por favor

    • OLÁ ALEX, O ENJOOU E DIARRÉIA SÃO EFEITOS COLATERAIS DO MEDICAMENTO MAS PASSARÁ, O CASO DE VC NÃO CONSEGUIR COMER DIREITO E CHORAR COM MAIS FREQUÊNCIA É POR CAUSA DA DEPRESSÃO QUE VC SE ENCONTRA, POIS QUANDO DESCOBRIMOS QUE ADQUIRIMOS UMA DOENÇA ASSIM A GENTE FICA BASTANTE DEPRESSIVO E COM ISSO SE PERDE A FOME E A VONTADE DE FAZER AS COISAS, A BOA NOTÍCIA QUE ISSO TUDO TAMBÉM PASSARÁ, VC PASSARÁ A VIVER COM MAIS ALEGRIA E IRÁ SE CONSCIENTIZAR QUE NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA BATALHA E QUE SUA DOENÇA É MENOR QUE NOSSO DEUS. EU PASSEI POR ISSO E HOJE VIVO COMPLETAMENTE FELIZ MESMO COM ESSA DOENÇA, POIS NÃO SINTO ABSOLUTAMENTE NADA E MINHA CARGA VIRAL É ZERO E O CD-4 ACIMA DE 400 (MEU CD-4 CHEGOU A 25 E QUASE MORRI POIS QUANDO DESCOBRI A DOENÇA JÁ ESTAVA BASTANTE DEBILITADO E FUI INTERNADO E SAREI). HOJE ESTOU ÓTIMO E VIVO MUITÍSSIMO FELIZ. NÃO SE DESESPERE, SAIBA QUE SUA DOENÇA TEM CONTROLE E VC VIVERÁ POR MUITOS E MUITOS ANOS E NÃO SOFRERÁ AS CONSEQUENCIAS DESSA DOENÇA, DESDE QUE VC SIGA Á RISCA SUA MEDICAÇÃO. FICA COM DEUS E CONFIA NELE SEMPRE SEMPRE, NÃO SE DESESPERE E TENHA A CERTEZA QUE VC FICARÁ MUITO BEM. ABRAÇOS

  5. Alex, calma. Todo soro+ passa por dificuldades no início. Conversa com teu médico, explica o que está acontecendo. Recomendo um infectologista particular, para tirar tuas dúvidas com calma. Provavelmente vai passar com o tempo, pode ajustar os horários, tomar IMOSEC para segurar a diarreia (quando necessário)… E vai num psiquiatra, foi fundamental para mim no início do tratamento. Fica com Deus.

  6. Oi eu descubri que sou portadora de HIV a 1 mês já faz 11 dias q tomo remédio hj atrasei 1 HR o medicamento o que fazer?

    • AMANDA NÃO SE PREOCUPE COM O ATRASO, O IMPORTANTE É VC TOMAR O MEDICAMENTO TODOS OS DIAS SEMPRE NO MESMO PERÍODO, OU SEJA, SE VC TOMA ANTES DE DORMIR NÃO IMPORTA SE ATRASOU OU NÃO, SE TOMOU UMA OU DUAS OU TRÊS HORAS DEPOIS DO HABITUAL, O IMPORTANTE É TOMAR TODOS OS DIAS, POIS O MEDICAMENTO REAGE NA CORRENTE SANGUÍNEA POR MAIS DE 24HS. JÁ HOUVE VEZES QUE ADORMECI E NÃO TOMEI O MEDICAMENTO E QUANDO ACORDEI ME LEMBREI E TOMEI, E CONTINUA TUDO CONTROLADO, MINHA CARGA VIRAL É ZERO E CD-4 SEMPRE AUMENTANDO. NÃO HÁ NECESSIDADE DE TOMAR O MEDICAMENTO RIGOROSAMENTE NO MESMO HORÁRIO, E SIM TODOS OS DIAS. ABRAÇOS E FICA COM DEUS E CONFIA NELE SEMPRE SEMPRE

  7. Que bacana este espaço ! Gostei do seu jeito de explicar as coisas e de tornarem as mesmas mais leves e eficazes ! Parabéns !!!! Tomo o 3×1 tem dois anos e graças a Deus e a medicina não tenho nada que reclamar; CD4 ótimo, CV indetectável e tudo em dia.. Mas pra quem tem alguma duvida vai uma dica, evite alimentos gordurosos e beba bastante agua (tenha sempre ao seu lado uma garrafinha cheia, rss). Abração para todos.

  8. Olá pessoal….descobri ser soropositivo no dia 13 de junho de 2016….Foi o maior back da minha vida,até hj fico trêmulo com os dizeres da Enfermeira…..vou contar rapidinho minha história …..a cada seis meses fazia vários exames pra saber sobre minha saúde…havia feito em dezembro e veio negativo em nesse tenebroso junho positivo…..fiquei sem chão e só existem duas pessoa q sabem de minha sorologia eu e minha médica e por enquanto acho q esta bom….. Pois acho q me contaminei com um amigo q transamos mas isso não vem ao caso…..sobre os medicamentos no primeiro dia tive sonhos horríveis no segundo dia tb….mas agora não sinto mais nada…..hj faço academia faço corrida bebo muita água e mudei minha dieta…..parece q comecei a viver agora…..bola pra frente e sucessos a todos nós beijos no coração

  9. Bom dia .
    Eu já tomo antirretroviral a 1 ano obtém esqueci de tomar pela primeira vz desde então o q eu faço , to mt preocupado

    • Olá Cláudio minha dúvida também é essa!! Eu vou passar 3 dias fora de casa e esqueci de trazer os remédios estou em pânico!! OQ FAZER ??

      • não se desespere, pois o tempo de meia vida(tempo q um medicamento leva pra chegar a metade no teu sangue) desses fármacos são grandes. Então,vc ainda terá os anti-retrovirais agindo no teu organismo… Só não deixe isso tornar se um hábito, pois ae sim haverá grande possibilidade de falha da medicação.

  10. Olá, quanto a medicação e a bebida alcoólica? Descobri faz 25 dias, e de imediato o infectologista iniciou o tratamento, mesmo sem eu ter sintomas ou o exame da cv. Gosto muito de tomar uma cerveja no final de semana, o infectologista disse que não há problema uma vez que não corta o efeito da medicacao, porem, devo regrar. Qual a experiencia de vocês quanto a isso?

  11. Meus pais foram diagnosticados há menos de uma semana. Minha mãe foi internada com sinais de um início de pneumonia e veio a surpresa. Agora estamos digerindo a notícia e iniciando o tratamento, mas ela está bem enjoada por causa dos antibióticos da pneumonia, então começar com o 3 X 1 está sendo complicado. Alguém sabe se o comprimido gigante pode ser quebrado para ser digerido em duas partes?

  12. Oi, estou tomando o 3 em 1 a poucos dias desde então mudou muita coisa em meu sistema emocional eu venho tendo insônia sonhos e depressão, tenho abto de beber umas cerveja com amigos todo fds eu não vou poder mais beber?

  13. Oi blogue legal.em apenas 1 mês tomando o 3 X 1 minha carga viral caiu para quase indetectavel só que gosto de tomar uma cerveja e nunca mais tomei será se posso?

  14. Levei dois baques fortes no último mês novembro, a morte da minha namorada por uma pneumonia e receber a noticia no óbito pelo médico que ela era soro positivo tbm. Fiquei sem chão, ela não sabia, foi infectada pelo ex Marido… tristeza imensa tudo isso e desespero. Já fiz os exames e confirmou, estou prestes a iniciar o tratamento, aguardo os resultados. Insegurança e angustia é muito grande aliada a tristeza. Espero que inicie antes do Natal, não me sinto bem, não sei se é pelo abalo emocional da perda aliada a noticia ou se já é a doença. Sei que preciso seguir, mas a angustia e medo de morrer ainda são grandes.

    • JOSEPH, sinto muito pela sua perda, eu descobri ser soro+ em 18 de dezembro de 2015, é uma época difícil, no meio de tantas celebrações do fim de ano, a cabeça fica a mil, mas manter a calma e aproveitar as pessoas ao nosso redor é a melhor maneira de se reerguer, pois a partir de agora VC vai ver a vida de outra forma, vai se amar mais, se alimentar melhor e amar mais. E se precisar conversar estamos ai rapaz.

  15. Boa noite galera. Eu sou soropositivo, fiz exame hiv e descobri e comecei o tratamento, fiz cd4 e carga Viral, e descobri que estava com um cd4 acima de 700 porém a carga viral estava em mais de 7 mil placas, comecei a tomar o 3 em 1. E depois de uns 7 ou 8 meses fiz novamente o exame de cd4 e carga viral. Continuo com uma imunidade alta e minha carga viral está indetectavel. Nesse tempo esqueci de tomar alguns e dias, Eu tomo toda noite antes de dormir mas não tenho um horário especifico.graças a Deus minha carga viral continua indetectavel. Dicas: Uma alimentação rigorosamente boa sempre é bem vindo.

  16. Não é bicho de sete cabeças, não sinto efeitos colaterais nenhum acreditam?? Sou feliz e nem.lbro que sou soro+.

  17. Estou muito nervosa. Esqueci de tomar por 2 dias. Não durmo e nem comi direito. Tenho medo de me tornar resistente. Sou indetectável a mais de um ano. O que faço?? Não consigo parar de chorar.

  18. Gente eu tomo Arv a 40 dias tive uma pneumocistose e fiquei uma semana intermado tomando antibiotico foi quando descobrir a doenca Meu CD4 58 e carha viral 480.000 eu estou bem engordei 10 kilos nesse período so que hj tive febre estou preocupado. Tomo antibiotico so por precaucao prescrito pelo medico 3x por semana.Alguem pode me dar umal luz se é normal sentir febre?

  19. EU estive internado por outro problema de saúde que não tem haver com o hvi tomo os 3/1 e carga viral indetectavel mas liguei hj no hospital dias do instituto emiLio ribas e devido a greve não te ninguém para me dar os medicamentos e segunada e feriado só terça acredita só tenho remédio para hoje se alguém mora em sp e tomar o mesmo remédio que eu tomo poder me dar três remédios agradeço eu tomo efavirenz emtricitabine tenofovir

  20. Oi boa noite eu descobri que sou Sorocaba + a dez anos atrás mais só agora iniciei o tratamento porque nunca foi preciso eu sempre estava com a imunidade boa, mais ando um pouco deprimida porque eu trabalho na enfermagem e vejo a discriminação que é tenho medo que meus amigos de profissão descubram e tenho medo também de morrer só, pois nunca casei sou solteira porque ñ tenho coragem de dizer pro homem que se e enterasa v por min que sou Soro positivo e acabo nem iniciando o namoro queria uma palavra de conforto pois ando muito deprimida.

    • Oi Cássia, já passou muito tempo desde o seu comentário, por isso eu gostaria de saber como você está se sentindo hoje.
      Eu descobri que estou com HIV há 3 dias. Acredito que contraí há mais de um ano.
      Eu comecei a tomar os medicamentos e estou esperando o resultado do exame de cd4 e carga viral. Estou com muito medo. As vezes sinto que vai ficar tudo bem e as vezes parece que o mundo desabou. Tenho tido cansaço e insônia

  21. Sou soropositivo e meu namorado não, no inicio foi meio dificil mais ele me dá super apoio, e fazemos sexo sempre seguro. Ele faz sempre os exames e tomamos todos os cuidados, mas tenho incertezas sobre estar apaixonado por ele. Achoque vou morrer cedo e não achar outro alguem tão importante. Mas temos muitos problemas como de costumes de relacionamentos, pois sou muito ciumento. Como a vida é dificil né…. As vezes penso que se a vida terminasse no hoje fosse mais fácil. Não consigo lidar direito com meus sentimentos. Se alguem puder conversar comido agradeço muitissimo. Além disso não consigo interagir com meus pais direito. Hoje tive uma briga por bobagens e estou bem triste. Sei que muitoso acham bobagens mas é dificil a vida né… Gostaria de ter alguém com quem compartinhar todas as inseguranças da vida para um portador de hiv.

  22. Sou soropositivo e meu namorado não, no inicio foi meio dificil mais ele me dá super apoio, e fazemos sexo sempre seguro. Ele faz sempre os exames e tomamos todos os cuidados, mas tenho incertezas sobre estar apaixonado por ele. Achoque vou morrer cedo e não achar outro alguem tão importante. Mas temos muitos problemas como de costumes de relacionamentos, pois sou muito ciumento. Como a vida é dificil né…. As vezes penso que se a vida terminasse no hoje fosse mais fácil. Não consigo lidar direito com meus sentimentos. Se alguem puder conversar comido agradeço muitissimo. Além disso não consigo interagir com meus pais direito. Hoje tive uma briga por bobagens e estou bem triste. Sei que muitoso acham bobagens mas é dificil a vida né… Gostaria de ter alguém com quem compartinhar todas as inseguranças da vida para um portador de hiv.Agradeço o temo caso alguem disponha a responder…

  23. Se a carga viral zerar e o cd-4 sempre aumentar… quais são as chances de eu transmitir o vírus? Já ouvi dizer que mesmo assim eu posso transmitir e também ouvi casais um soro e o outro não que não usam preservativo

  24. bom dia descobri a uma semana que a minha tia é seropositiva, foi um chok,, até agora ela estava com diareia e emagreceu 90kilos vocês ne imaginam como ela está,, começou o tramento segunda-feira dia 22/052017 na terça feira ela não consegui lenvantar da cama pk diz que sente muita dor nas pernas,, ela esta a tomar o 3 em 1 o comprimido gigante, não sei o que fazer ela é ipertensa, hoje tb não saiu da cama,, por favor preciso da vossa ajuda, a médica disse que ele teria reaçoês do tipo fraqueza, tontura,, ela está com 52 anos,, e está com o CD4 de 541.. desculpa a minha ignorância é o primeiro caso na familia que eu saiba, então estou a tentar entdr mas sobre a doença,, quero saber o que ela pode comer que faz tão bem…

  25. bom dia descobri a uma semana que a minha tia é seropositiva, foi um chok,, até agora ela estava com diareia e emagreceu 90kilos vocês ne imaginam como ela está,, começou o tramento segunda-feira dia 22/052017 na terça feira ela não consegui lenvantar da cama pk diz que sente muita dor nas pernas,, ela esta a tomar o 3 em 1 o comprimido gigante, não sei o que fazer ela é ipertensa, hoje tb não saiu da cama,, por favor preciso da vossa ajuda, a médica disse que ele teria reaçoês do tipo fraqueza, tontura,, ela está com 52 anos,, e está com o CD4 de 541.. desculpa a minha ignorância é o primeiro caso na familia que eu saiba, então estou a tentar entdr mas sobre a doença,, quero saber o que ela pode comer que faz tão bem…

    • Tomo 3×1 a 6 meses me sinto ótimo não sinto mais efeitos somente muito sono, não tem Neuma proibição de alimentos pode comer qualquer comida evitando o excesso, a recomendação e sempre fazer exercícios caminhadas ou academia.. espero ter ajudado

  26. Bom dia. Sou casado e tenho uma filha de 105 anos. Descobri a 4 dias que sou soro+. Ainda não consegui dizer a ninguém. Ainda não iniciei o tratamento nem procurei um médico. Vou na terça feira no centro de triagem da minha cidade para ter a 1 consulta. Quando a médica me disse não fiquei com medo não entra em pânico fiquei bem tranquilo. O meu Pânico é ter infectado minha mulher e talvez a minha filha por ela ser muito nova e ter amamentado.
    Não sei como contar para ela. Nos damos muito bem e nos amamos muito. Mais ela não vai me aceitar mais.

      • Tomo a mais de um ano, bebi bastante principalmente no inicio, e não houveram alterações nos exames.
        O problema maior de beber é a longo prazo devido as alterações que a medicação constante pode causar nos rins e no fígado, por isso que os médicos aconselham evitar o excesso e evitar destilados.
        Pensem que a vida pode continuar normalmente, só com os detalhes do comprimido diário e evitar excessos do que pode te fazer mal, algo que todos deveriam fazer…

  27. Descobri que sou soropsivo e estou em tratamento fazem 10 meses e sim passei por esse mal estar 5 dias. .emagreci 18 kg hj já recuperei pra mais …
    Casei com um soropositivo em 1991 durante namoro descobrimos q ele estava infectado .. ele nunca aceitou a medicação q era o AZT e nunca se tratou .. fiz 3 exames e nada deu .. ele faleceu faz 12 anos e agora em 2016 descobri q eu estava com Hiv.. foi um baque pensei que eu não levantaria mais da cama mas logo q comecei o tratamento estou ótima e digo até agradeço a Deus pois achei q era um câncer .. tenho amigos de anos q se tratam e até filhos tem e sem hiv .. Então é isso vamos nos cuidar e viver muito bem que essa chance a gente está tendo com esse 3 em 1 .. e tomo sempre antes de dormir .. beber eu bebo raramente mas ainda não consegui largar o cigarro. . Meu único problema é q estou engordando muito !! Abraços e saúde

  28. Oi descobri k sou soro a dois meses e dentre elas o segundo mes m deram so 30 3em1 para 33 dias e os 3 dias nao vou tomar sera k vou sobreviver a isso por favor pesso k m ajudem

  29. Hoje para quem faz tratamento certinho, tomando a medicação. tendo uma alimentação balanceada, praticando exercícios físicos, se hidratando, curtindo a vida e a Família da melhor maneira possível. Isto sim é ter uma ótima qualidade de vida, que antes não tivemos. Não ligávamos para nada disso. Ninguém morre hoje de Aids… desde que não tem amor a vida. Acabam se entregando.
    Aprendi e não me esqueço, quando fui informado que havia contraído o HIV por uma Biomédica que me chamou em sua sala para me comunicar. Fiquei sem chão. Chorei muito. E ouvi ela me dizer… – É muito difícil para mim também informar para as pessoas os seus diagnósticos. Porém hj em dia para mim, é muito melhor que a pessoa é soro Positivo, do que ter que comunicar que tem um Tumor Maligno. E o tratamento é difícil, dolorido e muitos casos em vão. Já com HIV é diferente… mesmo com todos os sintomas, um dia o organismo se acostuma.
    Realmente foi isso que aconteceu comigo. Não tenho mais diarreias, nauseas, sonolencia, enjoos, etc. Estou com minha carga viral indetectável. E a gripe que pegava de 3 a 4 vezes por ano… Nunca mais… nem sei quando foi a ultima vez que peguei uma gripe!!!! Meu Infectologista me deu os Parabéns….
    Meu psicologo é Deus…. minha fé é a Vida.
    Tirei todas as minhas dúvidas com meu Médico. E Tive a oportunidade de conhecer um paciente dele que é soro positivo e indetectável a 18 anos, e sabem qual a idade dele? 87 anos. Uma Figura!!!! Mora em São José dos Campos, SP. Uma lição de vida…. e detalhe… ainda toma suas destiladas. kkkkkkk
    Acho que devo ter ajudado um pouquinho!!!!
    Sou soro positivo a 2 anos e meio e estou ótimo… cuidando mais de minha preciosa vida como nunca cuidei.
    Um forte Abraço a todos… E que Deus os Abençoe!!!!!!!!

    • Fiquei animado com seu depoimento.
      Descobri que tenho HIV há 3 dias e tem sido bem ruim. Espero não ter nenhuma reação ruim ao medicamento. Eu tenho me sentido cansado há cerca de 1 mês, mas não perdi peso.
      Desde que descobri não tenho comido direito, mas acho que é da depressão, não sei. Tem hora que me sinto normal e tem hora que fico desiludido

  30. Sou soro + a quase três anos, meu namorado fez o exame dele e deu positivo, conversou comigo e me falou do diagnóstico, tentamos manter a calma, conversamos muito e eu fui fazer o meu, que veio positivo tb., choramos juntos mais focamos no nosso tratamento, passamos juntos pelos infectologista, tomamos o 3×1 , no início sentíamos um pouco te tontura e sonhos vividos, mais já passou, hj não sentimos nada, vida normal, até posso dizer que temos uma vida normal, tomamos um remédio ao dia, estamos indetectaveis, o meu cd4 está em quase 800 e o dele em quase 1500, nem gripe pegamos e se quer lembramos que temos hiv, sempre vamos as consultas, continuo bebendo cervejas aos fim dr semana (umas 10 latinhas) e não teve alteração nenhuma nos exames, nem no fígado e nem no rim, tá tudo bala, apenas não bebemos todos os dias e não bebemos destilados . Sabe, eu nem em lembro que tenho hiv e não vou sofrer por isso, aceitei o diagnóstico, afinal eu procurei (transa sem camisinha pode dar nisso ne) então tenho que assumir oa riscos, aceitando os fatos vc vive melhor, sejam amigos dos remédio, eles são ótimos e não vai deixar vcs doentes..nao se revoltem contra eles, são seus melhores amigos…vida que segue. Ninguém tem prazo de validade.

  31. Estou indetectavel a 1 ano e 6 meses. Nunca falhei com a medicação.. porem tive problemas com a liberação da ultima dispensa de remedio (3em1) e estou a 4 dias sem tomar a medicação. E so irei conseguir retornar daqui a mais 3 dias. Totalizando 7 dias sem usar a medicação. Alguem com informação a respeito disso? Minha carga viral pode voltar a subir nesses 7 dias ou ate mesmo o virus se mutar?

  32. Olá. Descobri há 3 dias e já comecei a tomar os medicamentos. Até agora não tenho tido efeitos colaterais, talvez somente no fato de eu acordar psicologicamente bem e geralmente ficar muito depressivo a noite. Mas isso pode não ter a ver com o remédio.
    Nesse momento estou me sentindo bem, pois li todos os depoimentos aqui e já sei que devo me aderir ao tratamento e levar isso como se não fosse um bicho de 7 cabeças.
    Vou ter que fazer um monte de exames chatos? Vou! Mas tá suave.
    Posso ter complicações de saúde com o tempo? Sim! Mas o que importa é estar bem agora. Estou com medo de quando sair o exame da carga viral e cd4. Será que minhas taxas podem estar muito baixas mesmo eu não me sentindo doente?

  33. Pessoal incriveis histórias de você desejo força e fé em Deus.
    Estou passando por uma dificuldade com exames já faz 3 meses e todos negativos alguém pode me ajudar ? Referente a janela imunológica qual foi o período da descoberta 3 meses ou 6 meses depois do contato Obrigado.

Deixe sua opinião