Qual a diferença entre HIV e AIDS?

Embora você ouça por aí os dois termos sendo utilizados de maneiras similares, AIDS e HIV são coisas completamente diferentes.

HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana

A sigla do HIV vem de Human Immunodeficiency Virus em inglês, ou Vírus da Imunodeficiência Humana, é o vírus maldito que acaba com seu sistema imunológico. Ele é o destruidor de lares, causador de mortes e doenças,etc…

AIDS – Síndrome da imunodeficiência adquirida

440px-Red_Ribbon.svg

AIDS em inglês Acquired Immune Deficiency Syndrome é um espectro de doenças causadas pelo vírus do HIV. É basicamente um apelido para as infeções mais perigosas causadas pelo vírus do HIV. Doenças como candidíase, câncer cervical, Cytomegalovirus, Tuberculose, Linfoma, Pneumonia, toxoplasmose, entre outras.

Como você pode ter reconhecido na lista acima, algumas dessas doenças já foram consideradas erradicadas da face da terra (tuberculose, oi?), só que um organismo frágil e com poucas quantidades de células do sistema imunológico pra se proteger pode sofrer de alguma delas.

Outra maneira de diagnosticar AIDS é através da contagem de células CD4 (as células do sistema imunológico). Num organismo saudável elas variam de 500 a 1500 células por milímetro cúbico de sangue. Quando a contagem cai para 200, a pessoa recebe o diagnóstico de AIDS.

Geralmente quem contrai o vírus do HIV demora entre 3 a 20 anos pra desenvolver AIDS (a média é 8) caso não tenha sido iniciado nenhum tipo de tratamento.

HIV vs. AIDS no seu organismo

Digamos que você foi infectado. Sem medicação e nenhuma precaução o vírus do HIV está livre para infectar suas células do sistema imunológico com a maior tranquilidade do mundo. No começo da infeção o vírus se reproduz muito mais rapidamente, fazendo com que suas células CD4 caiam rapidamente. Isso causa uma resposta do organismo parecida com uma gripe. Sintomas como febre, diarréia, rash cutâneo, fadiga, perda de peso entre outros. Geralmente estes sintomas são vinculados a uma gripe ou virose qualquer e a vida anda. Também não adianta fazer um teste de sangue porque o organismo ainda não teve tempo de produzir anticorpos o suficiente pra dar um teste positivo contra HIV.

Depois de todo esse drama dentro do seu organismo, o sistema imunológico consegue controlar de certa forma a quantidade de HIV, em aproximadamente seis meses a carga viral atinge um patamar, este que pode prever o quão rápido a infeção vai se alastrar para o corpo durante os anos seguintes.

Nessa fase começa a incubação. Onde o organismo mantém as rédeas da infecção e você se sente bem, como se nada estivesse acontecendo de errado, o processo de matar células CD4 e as transformar em HIV vai acontecendo lentamente nos bastidores até sua contagem de CD4 ficar abaixo de 200 e boom, AIDS.



Tipicamente uma pessoa vive de 10 a 15 anos sem tratamento nenhum quando infectada pelo vírus do HIV. Algumas raças mais fracas do vírus podem fazer uma pessoa viver até 25 anos sem tratamento nenhum.

Também existem pessoas que conseguem frear esse avanço e manter uma contagem de células CD4 saudável mesmo com uma carga viral relativamente alta no organismo.

Deixe sua opinião