No mundo, o número de novas infecções por HIV diminuiu 35,5% entre 2000 e 2014. É o que diz o novo relatório da Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/ AIDS. Se, em 2000, a estimativa de novas infecções no mundo foi de 3,1 milhões, em 2014, essa estimativa baixou para 2 milhões.
Já no Brasil, os novos casos aumentaram no mesmo período. Em 2000, estimava-se que o número de novos casos de HIV estava entre 29 mil e 51 mil. Em 2014, estimou-se entre 31 mil e 57 mil novos casos.
O HIV é um vírus mortal que atinge o sistema imunológico humano e com o tempo causa a AIDS, que são doenças oportunistas. Entenda melhor a diferença entre HIV e AIDS.
Primeiros sintomas de quem contraiu HIV – “uma virose qualquer” ou gripe do HIV
A maioria das pessoas que foi infectada pelo HIV pode sofrer de sintomas como os abaixo entre duas semanas a três meses após a infecção:
- Rash cutâneo na face, braços e pernas (são manchas avermelhadas normalmente acompanhadas de coceira).
- Dor de garganta
- Órgãos linfáticos inchados (abaixo das mandíbulas, tórax, entre outros lugares).
- Úlceras genitais ou na boca.
- Dor de cabeça.
- Fadiga e dores nas juntas.
- Náusea e vômito.
- Suores noturnos.
Os sintomas acima também costumam ser associados a gripes e viroses – é quase uma resposta padrão do seu organismo pra esse tipo de infecção. Se você suspeita de infecção por HIV, avise seu médico para fazer um teste.
Sintoma do HIV 2 – nenhum sintoma
O HIV é um vírus safado, ele pode demorar anos para se proliferar no organismo até se tornar AIDS. Em certas pessoas isso pode causar a falsa impressão de que está tudo bem e sequer apresentar sintomas. A maioria dos check-ups e exames de rotina não incluem o teste de HIV na hora de colher exames laboratoriais.
Você está com AIDS
Este é o caso mais extremo, acontece se você já possui o vírus do HIV sem tratamento por um bom tempo (em média por oito anos), é quando a doença já enfraqueceu tanto o seu sistema imunológico que você começa a apresentar sintomas de uma das chamadas doenças oportunistas.
- Glândulas linfáticas inchadas.
- Feridas na língua.
- Náusea, vômito e diarréia.
- Tosse.
- Respiração curta.
- Fadiga crônica.
- Febre, calafrios e suor noturno.
- visão distorcida ou embaçada.
- Perda de peso muito rápida.
Lembrando que muito dos sintomas acima também são de outras doenças e tê-los não significa infecção por HIV / AIDS necessariamente.
Na dúvida? Faça o teste
Se você mora em São Paulo procure um Centro Referência e Treinamento em DST/ AIDS, a maioria realiza testes rápidos que saem no mesmo dia e nem sequer precisam tirar sangue. Em outros estados procure um posto de saúde ou peça um pedido para seu médico, o exame de sangue não necessita de jejum e o resultado não costuma demorar mais que dois dias.
Veja também: Transmissão do HIV – descubra as probabilidades de contágio >>
Estou muito preoculpado tive relaçao com uma mulher e acho que peque dela hiv penso se eu estiver mesmo que vou acapar com o resto do tenpo que mim resta .tenho 40 anos pensava que iria viver mas uns 40 .eu sou o culpado que iso acontesse nao ha culpo culpo a mim por cer tao burro no seculo 21 pesso a todos que ajude quem vcs mas comsequir ajudar adeus.