Dicas para tomar seu antirretroviral

Manter a adesão aos antirretrovirais diariamente é algo importantíssimo para portadores do vírus do HIV. Não somente tem que ser todos os dias, mas geralmente nos mesmos horários para aumentar a eficiência.

Se tomados da forma correta, os antirretrovirais vão deixar a quantidade de vírus no seu sangue tão baixa, que os teste clínicos não vão sequer encontrar o vírus no sangue. Isso é chamado de carga viral indetectável. Quem tem carga viral indetectável não transmite o vírus, mesmo fazendo sexo sem camisinha.

Não tomar os medicamentos antirretrovirais conforme as instruções pode causar mutações no vírus e fazer com que ele fique resistente a classe de medicamentos inteira, tornando o tratamento ineficaz e podendo aumentar a quantidade de vírus no seu organismo.

Veja aqui algumas dicas para manter a frequência e nunca esquecer de tomar seu antirretroviral na hora certa.

Siga o tratamento exatamente como seu médico ordenou

A parte mais importante de tomar medicamentos antirretrovirais é seguir a risca as recomendações do seu médico infectologista. Se é para tomar todos os dias no mesmo horário, respeite a recomendação, alguns não podem ser administrados com certos tipos de comida, outros precisam ser administrados após outros medicamentos. Na dúvida, fale com seu médico.

Crie uma rotina

Eu tomo meus antirretrovirais todos os dias às 21h, é sagrado, no máximo 1 hora de atraso. Tente encontrar um horário que seja confortável para você e que respeite os efeitos colaterais de cada remédio. Eu já tomei antirretroviral que dava sono, então não podia tomar pela manhã.

E se eu for a uma festa ou sair à noite? Meu médico liberou que eu tomasse com atraso de no máximo 10h, mas deixou bem claro que isso pode aumentar o risco de mutações e que devo evitar ao máximo fazer isso sempre que possível.

Eu também viajo bastante por causa do trabalho, fale com seu médico caso esse seja seu caso também, existem dicas específicas para combater fusos horários e rotinas desgastantes.

Use caixinhas de medicamentos

Sabe aquelas caixinhas que as farmácias vendem com vários compartimentos divididos por dias? Ajuda bastante a manter uma rotina e a não esquecer de nenhuma dose.

Deixe os remédios em um lugar de fácil acesso

Eu deixo meus antirretrovirais na cabeceira da minha cama, não tem como esquecer eles se os vejo quase o tempo todo. Se você passa pela cozinha todas as manhãs e esse é seu horário de tomar os medicamentos, por que não deixá-los na cozinha?

Crie um lembrete em seu celular

Por mais que todas as dicas acima te ajudem a nunca esquecer nem deixar de ver seus antirretrovirais, acabamos caindo na rotina e pode ser que em um dia conturbado você esqueça. Coloque um lembrete no seu celular, assim você é obrigado a completar uma “tarefa” todos os dias.

Use um calendário

Alternativamente, use um calendário e coloque no mesmo horário todos os dias um evento como lembrete.

Baixe um aplicativo

Existem vários aplicativos para smartphone que lembram você de tomar remédios – não só os de HIV – e ainda de quebra ajudam a controlar o estoque, eles criam lembretes e podem até compartilhar com amigos e familiares seu status na hora de tomar o medicamento, alguns tem até gráficos! Eu já usei o Medisafe (para iOS) que cumpria muito bem essa função.

Peça suporte a um ente querido

Nada como um amigo ou familiar próximo lembrando você de tomar os antirretrovirais. Pode ser uma mensagem, um telefonema, até mesmo um e-mail.


Não importa a maneira que você encontrou para tomar os antirretrovirais regularmente, o mais importante de tudo é sempre manter as visitas recorrentes ao seu médico infectologista. Ele vai pedir exames para ver como o vírus está progredindo no seu organismo e te dar conselhos específicos sobre seu tratamento. Se tudo der certo, você vai estar indetectável. Use essas visitas para falar abertamente e tirar suas dúvidas sobre qualquer coisa relacionada a seu tratamento, no final do dia, é ele quem vai poder te dizer qual a melhor maneira de tomar os antirretrovirais.

 

Deixe sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.