Como ter certeza que meu teste de HIV deu positivo

004_002_microscope_biology_glass_2_medicineVocê deve ter chegado aqui porque seu teste de HIV deu positivo e está tentando ter certeza que o que você está vendo é real. Entenda como o teste é feito e como ter certeza se o resultado é final.

Como o HIV é detectado no sangue

O HIV é um vírus pequeno, de difícil detecção e testes pra detectá-lo são caros. Para facilitar este processo os testes de HIV não detectam o vírus especificamente, mas sim anticorpos contra o HIV. Por isso o nome do teste normalmente é “Retrovirus, anticorpos totais, soro” ou algo similar.

Peça para seu médico um exame de HIV, ele lhe indicará um laboratório para fazer o mesmo. Caso prefira a rede pública possui este serviço também.

Os tipos de teste de HIV

Além dos testes de sangue explicados abaixo, algumas unidades de saúde possuem o teste de saliva, o resultado sai em 30 minutos. Se o mesmo der positivo, o profissional que o aplicou te encaminha para um teste de sangue pra ter certeza do resultado.

O teste Elisa

004_044_test_tube_laboratory_chemistry_lab_beake_biology_preparation_4Este teste é a primeira etapa na hora de diagnosticar o HIV. É uma técnica de laboratório utilizada pra diagnosticar anticorpos produzidos contra o vírus do HIV, pode ser utilizado pela urina e saliva mas é utilizada comumente para amostras de sangue. Ele dificilmente produz falsos negativos (resultado negativo caso exista o vírus da AIDS na pessoa), porém ele pode apresentar falsos positivos, que podem ser gerados por outras doenças do sistema imunológico. Por isso este teste sozinho nunca detecta o HIV em alguém.

Caso o teste Elisa der positivo, um novo teste mais eficaz – o Western Blot – é aplicado. Nem sempre os laboratórios avisam do resultado do Elisa já que um segundo será feito. Este é aquele momento em que você fica apreensivo porque o laboratório está demorando pra liberar seus exames.

O Western Blot Assay (WB)

004_043_test_tube_laboratory_chemistry_lab_beake_biology_preparation_3O teste é bem mais caro e por isso é utilizado somente em segunda etapa (caso o Elisa seja positivo).

Ao invés de procurar por anticorpos do HIV, Western Blot procura por fitas de proteína no sangue da pessoa. Proteínas são compostos orgânicos que compõem organismos vivos. O HIV é feito de proteínas específicas e esta técnica procura por elas no sangue da pessoa.

O resultado costuma ser algo assim (exemplo):

“Detectou-se reatividade contra as proteinas: GP160, GP120, GP41, P55, P24, P17, P40, P66, P51 e P31”

Este é o exemplo de um teste aleatório, se for encontrado reatividade pra pelo menos três proteínas, já pode-se considerar positivo.

O resultado do teste costuma vir como no exemplo acima seguido de “Reagente para HIV1“.

Imunoensaio quimioluminescente de 4a geração- CMIA

004_042_test_tube_laboratory_chemistry_lab_beake_biology_preparation_2Uma portaria do Ministério da Saúde diz que se resultado do Western Blot for positivo, uma nova amostra deve ser colhida em 30 dias, sem nenhum tipo de cobrança para o paciente.

Neste caso é realizado o teste Imunoensaio quimioluminescente de 4a geração, que é basicamente a mesma técnica que o teste Elisa, porém mais eficaz. Ele teste os anticorpos contra certas proteínas do HIV, se o resultado for maior que 7, quer dizer que e positivo.

Casos em que um resultado de HIV negativo pode estar errado

004_048_bottle_flaskO teste de HIV procura por anticorpos do nosso sistema imunológico que foram criados contra o HIV.

O nosso organismo não cria anticorpos assim da noite pro dia. Por isso existe uma coisa chamada  janela imunológica, que é o período entre o seu corpo ser infectado e o vírus ser detectável em um teste. Ela costuma ser de 30 dias, mas pode levar até três meses. Ou seja, se você suspeita que foi infectado pelo HIV, um teste deve ser feito apenas após 30 dias, de preferência após um período maior.

Se você suspeita que foi infectado pelo vírus do HIV e seu teste deu negativo, repita-o pelo menos depois de 120 dias de suspeita de infecção pra ter certeza que você não está na janela imunológica.

Na dúvida, consulte seu médico.

Fontes:
Tipos de teste
Fluxograma 6 da portaria da secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Nº 29 de 17/12/2013.

143 Comentários comentários para Como ter certeza que meu teste de HIV deu positivo

    • Cara to na mesma , não tem saída tem que confirmar até os 120 ,eu vou acabar com essa angústia e meter um PCR pra tirar de vez essa dúvida.

  1. Fiz um exame no posto e de indeterminado
    Elisa de reagente
    O WESTERN BLOT deu indeterminado apresentou banda com gp41
    Fiz exame de sífilis e deu positivo, o sífilis pode interferir no resultado do exame de hiv? Será que quando eu fizer o outro exame pra hiv pode dar negativo?

  2. Querido amigo, fiz um exame 31 dias , existe em números a quantidade de haver soroconversao em 60 dias?
    Foi negativo com 31

  3. Fiz um exame e saiu detecção de antigeno p24 estou com AIDS? Por favor me responda estou indo a loucura me ajude

  4. Fiz meu primeiro teste e deu reagente , se eu repetir outras duas vezes e o resultado for não reagente , eu não estou com HIV ? É isso ?

  5. Pessoal, eu esperei 60 dias… fiz o teste em um dia e deu positivo no outro realizei um melhorzinho e deu nefativo. A enfermeira disse-me que ela errou no diagnostico, pq o exame q deu positivo ela esquecou e deixou mais de 20 minutos… sendo que o certo é de 10-20minutos… também existe a interferebcia climatica nos testes rapidos… se estiver muito quente o dia parece que o exame pode dar falso postivo acima de 15min e se estiver abaixo de 15 graus pode ser necessario medir em 30minutos.

    • O determine pode positivar com várias doenças (gripe, malária, herpes, etc.) por isso tem que confirmar com o uni-gold, este SÓ detecta o antígeno do HIV. Fique tranquila, você não foi infectada.

    • O determine pode positivar com várias doenças (gripe, malária, herpes, etc.) por isso tem que confirmar com o uni-gold, este SÓ detecta o antígeno do HIV. Fique tranquila, você não foi infectada.

  6. fiz o teste elisa de 4 geração em 29 dias deu negativo fiz um teste rapido em 30 dias deu negativo gostaria de saber se é confiavel e se pode ter sorroconversao

  7. Olá, meu resultado foi

    Anti HIV 1 e Anti HIV 2…… 0.01

    VR.
    Amostra não reagente: menor que 0.80

    Amostra indeterminada: entre 0.80 até 1.20

    Amostra reagente: acima de 1.20

    Fiz o exame 160 dias após a exposição, posso ficar tranquilo?

    Por favor

    • Se exame é não reagente; é de 3 geração, logo, segundo o Ministério da Saúde, o recomendado é realizá-lo com 30, 90 e 180 dias. Pelo tempo provavelmente é um resultado definitivo, mas eve ser levada em consideração sua clínica também e o tipo de exposição que teve. Se desejar pode fazer um de 4 geração (detecção de anticorpos e antigeno p24) que o resultado será definitivo.

    • O meu tmbm deu isso
      Pela téc.do laboratório eu não tenho. O mínimo é 120 dias, mas qualquer coisa faz de novo depois de 6 meses melhor

    • A janela imunológica para HIV segundo o ministério da saúde é de 30 a 60 dias. Como você fez os testes com 160 dias seu resultado é confiável e definitivo! Não Reagente. Desde que não tenha tido outra situação de risco!

    • Uni-gold NEGATIVO com 30 dias de exposição de risco = NEGATIVO. Pode confiar. O determine costuma positivar até com gripe.

  8. Olá fiz um teste rápido pelo SUS. E deu Reagente é 100% garantido esse exame rapido? Marquei uma infectologista pelo plano de saúde para solicitar um exame de HIV novo… Será que fiz certo?

    • Os testes rápidos, chamados de triagem, devem ser repetidos para confirmar o diagnóstico, deve ser feito mais um teste rápido com kit diferente do primeiro ( isso de acordo com o Ministério da Sáude se for seguido o fluxograma de diagnóstico por meio de teste rápido). Você fez certo sim em marcar um infecto, pois além dele lhe avaliar clinicamente solicitará um teste laboratorial (que será mais preciso dependendo do teste).

  9. Fiz o exame no dedo deu positivo o a enfermeira realiZou o segundo deu indeterminado estou a beira da loucura hoje vou fazer o de sangue
    Sera que e aids mesmo?

  10. Miguel angelo porque meus exames de hiv tao dano negativo se morei com uma mulher que tinha o virus ha 03 anos e nao se tratava …tudo isso muito estranho sera que esses laboratorios tao enganando as pessoa…

  11. Eu tive uma situação de risco, e com 28 dias fiz coleta de sangue para fazer testes:
    *Anticorpos HIV 1/2 + Agp método: Quimioluminescência
    Resultado: Não Reagente. Valor de referência: Não reagente

    *Pesquisa HIV RNA – Método NAT – PCR em tempo real
    Resultado: Indetectável. Valor de referência: Indetectável

    Posso ficar tranquilo? já que o Teste NAT reduz a janela imunológica para 11 a 14 dias, pois não procura anti corpos e sim RNA do Vírus?
    Muito obrigado

    Jonh

  12. Gente..estou em tratamento..meus exames estão indetectaveis há 9anos..tomo efavirenz..e lamivudina..há 9 anos..e sempre deu indetectaveis…estou super bem ..nem gripe eu tenho..eu acho que estou curado..estou certo..ou errado..obrigado..bjs

  13. fiz o exame de hiv. deu como amostra reagente para hiv 1 e hiv2

    a em baixo veio amostra nao reagente para hiv s´que e letras pequenas

    ai qual sua opiniao comaparei aqueles testes tp41 ´p´51 e todos deram reagente

  14. Olá eu sou positivo mas aqui em Salvador emoito mau u atendimento às pessoas que vem den fora muito mau atediu pós e verdade.

  15. Fiz um teste deu positivo, pediram nova coleta deu positivo tbm, só que usaram o mesmo método, o Elisa! Será que posso confiar? Minha esposa fez em outro laboratório um de 4 geração e deu negativo, aí desconfiei ainda mais, sem contar que a vacina da gripe tomei 60 dias antes do teste.

  16. por favor, me chamo Alexandro e estou com uma duvida, meu irmão fez o exame e deu reagente, porém ele tinha tomado a vacina h1n1 , e também está com infecção urinaria, e tomou antibióticos, já foi realizado o exame duas vezes mas ainda acredito que é falso positivo, pediram um exame que leva entorno de 20 dias para ficar pronto , pode por favor me esclarecer esta duvida , se realmente posso estar certo.

    • Ele avisou aonde ele fez? Pq sempre perguntam e acho q msm com o medicamento se avisar as chances de erro é igual se ele não tivesse tomado

    • Alezandro, como foi o resultado? Também estou na mesma, eu tomei a Vacina e meu exame deu positivo. Porém o imunoblotting também deu positivo.

  17. Tive uma relação de risco

    Com 93 dias fiz Elisa por Lab particular (não sei qual é a geração):
    ANTI HIV-1, ANTI HIV-2, SANGUE
    PESQUISA DR ANTICORPOS PARA OS ANTÍGENOS VIRAIS:
    hiv-1: env gp41, gag p24 e proteína recombinante do subtipo “o”
    Hiv-2: env gp36

    Resultado: negativo

    Com 181 dias realizei um teste no CTA, kit ABON
    Resultado: negativo

    1) qual é a geração do teste ELISA?
    2) Posso encerrar o caso?

    • 1)Os exames ELISA realizados hoje na rede privada é todo ele de 4 geração!
      2) A janela imunológica para HIV segundo o Ministério da Saúde é de 30 a 60 dias. Todo exame feito após esse tempo tem como resultado definitivo caso seja negativo.

  18. bom dia meu esposo foi enternado com agua no pulmao drenou e contatou que esta com tuberculose pleoral esta fazendo tratamento a duas semanas, foi no posto e fez um exame de deteccao de anticorpos anti hiv,teste rapido hiv1/2 alere deu uma linha vermelha resultado reagente por favor isso e hiv.obrigada.

  19. Oi em 2007 o resultados deram positivos p o vírus hiv.fiz um tramento na minha gravidez no final de2008 ate o nascimento do meu filho em 2009 e esse ano de 2017 comecei a me tratar de novo faço uso de coquetel .e acompanho carga viral q da indetectavel.fiz o exame anti- hiv .resultado 1217,78 o que significa esse resultado

    • Oi Cleonice, não faço ideia. Você precisa levar esse exame de volta para o médico que pediu ele para você.

  20. Oi, boa tarde.
    Fiz um exame a dois dias atrás e até agora o laboratório não liberou o exame.
    Dizem que é normal, e que estão dentro do prazo.

    É normal demorarem mais que dois dias ou isso quer dizer que estão realizado a contraprova do Elisa com o Western?
    Li no post que quando demoram é esse o caso. É uma regra?

    Estou desesperado.

    Muito obrigado pela resposta.

  21. Olá a quase um ano tomo o médicamento,mais não me convenci ainda. Eu estou pensando em fazer um particular,os medicamentos pode interferir nos resultados? Os exames na rede pública é de fato confiável?

  22. Já fiz 4 testes,2 foram rápidos e 2 laboratoriais com o método quimioluminescencia, não foram exames de 4 geração. Só tenho piorado todos esses tempos, estou com uma infecção bacteriana, uma faringite que não melhora, já tomei 2 remédios pra ver se melhorava e nada, tive calafrios,inchaço nos gânglios linfáticos, palidez, febre, fragilidade articular, cândidiase que não vai embora, e fortes dores de cabeça. Tenho certeza que estou com o vírus. Estou triste com relação a isso pq quando fiz os testes me deram certeza que estava tudo ok, e acreditei, com o tempo só piorei, um descaso total da parte deles. Só estou tendo complicações, vou fazer o eclia + cmia! Posso confiar no resultado desse teste ou peço um exame de carga viral reação em cadeia por polimerase junto?

  23. Ola fiz um pcr quantitativo e um ANTI HIV-1, ANTI HIV-2, SANGUE
    PESQUISA DR ANTICORPOS PARA OS ANTÍGENOS VIRAIS:
    hiv-1: env gp41, gag p24 e proteína recombinante do subtipo “o”
    Hiv-2: env gp36 com 31 dias aí repetir o ANTI HIV-1, ANTI HIV-2, SANGUE
    PESQUISA DR ANTICORPOS PARA OS ANTÍGENOS VIRAIS:
    hiv-1: env gp41, gag p24 e proteína recombinante do subtipo “o”
    Hiv-2: env gp36 com 61 dias todos negativos tenho chance de sorroconvercao?

  24. Imunoensaio de 4ª geração para determinação do HIV 1/2 Pesquisa do HIV (Ag/Ab combo): Amostra NÃO REAGENTE para HIV Índice da amostra – CMIA : 0,110 Valor de Referência: Amostra não reagente para HIV: ÍNDICE =1,00 presença do antígeno e/ou anti corpos do HIV na amostra. – Teste de Imunoensaio de 4ª geração: Este exame contempla a etapa 1, conforme os fluxogramas 3 e 6 do Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV, definido pela Portaria nº 29 de 17/12/2013 do MS/SVS/DEPTºDST,AIDS e H.I.V. Para confirmação de resultados positivos deve-se realizar teste complementar confirmatório(Teste molecular ou Western Blot) conforme o Fluxograma 3 ou Fluxograma 6 do manual. Obs:Resultados Não Reagentes ou Indeterminados :Persistindo a suspeita de infec ção pelo HIV, uma nova amostra deverá ser coletada 30 dias após a data da coleta desta amostra. Quimioluminescência (CMIA) Abbott: Pesquisa simultnea de Antígeno p24 e anti corpos de HIV-1(grupos M e O) e HIV-2. Método : Quimioluminescência (CMIA) Material : Soro Equipamento: Architect CI 8200

  25. Pessoal, boa tarde!
    Nossa como é ruim ter que esperar esses resultados. Peguei o meu hj. Estou sem dormir há uns 3 dias. Deu na escala de 0,8.
    Reagente- superior igual a 1
    Bem perto. Achei tão estranho isso.

  26. Fiz um exame resultado 0,165 valor de referências
    Não reagente
    Abaixo de 1,00
    Indeterminado 2,00 a 5,00
    Reagente acima de 5,00
    Alguem pode me esclarecer??

  27. Meu exame deu indeterminado em todos os metodos.. no w blot deu indeterminado gp41 presente… alguém me ajuda. Já fiz o carga viral e ainda não saiu o resultado.

  28. Boa noite, realizei o exame e deu reagente para as proteínas virais GP 41 e GP 160, as outras deram não reagentes, isso significa que tenho HIV?

  29. tou aflito, minha camisinha estourou no ato sexual com uma garota de programa, fiz teste rapido com 37 dias e deu negativo, mais com 52 dias senti dores de garganta que durou alguns dias…. e agora tou com medo de repetir os exames…. quais sao as chances de meu teste rapido ser um falso negativo? nao sei de que geracao foi o teste, mas sao aquelas de cta de papel….

    • A probabilidade de você ser contaminado por uma mulher é mais baixa. Você pode ter contraído o vírus Epstein Barr. Calma, faça um novo exame 4a geração Elisa, pois acho que você não tem HIV. Abraços

  30. Fiz o teste da campanha fique sabendo, faz uns três anos. E nunca fui buscar. Se der positivo eles entram em contato?

  31. Fiz teste com 30 dias após infecção deu negativo , agora fiz testa com 87 dias após infecção fiz número 29/SVS/MS. 1 etapa , posso está tranquilo ? , tive alguns sintomas por isso que fiz dois

  32. a Menos de 2 semanas sai com um cara sem camisinha, gostaria de saber se eu for fazer o exame já mostra o resultado, ou tem que esperar pra sair no exame se tem algo ou não?

    Pois me falaram que se eu fui contaminado não vou saber agora, e sim depois de 30, 60 dias pq a doença eh silenciosa!

    Me ajudem. Preciso saber se aparecer no exame eu já vou.

    • A Janela Imunológica para Os testes de HIV é de 30 a 60 dias segundo o Ministério da Saúde! Se fizer os testes agora já terá um resultado definitivo!

  33. É preciso esperar a janela imunológica que é de 30 a 60 dias,mas com 30 dias após a situação de risco já se pode fazer o teste, mas nos CTA vão dizer pra você repetir o exame depois de mais 30 dias; somando assim 60 dias,faça um exame de 4 geração é um exame duplo que além de procurar por anti corpos procura também pelo P24 que um parte do próprio vírus

  34. Meu esposo fez o teste rápido e deu positivo, meus testes deram negativos, duas vezes! E ainda estou gravando, Pode ter dado errado o dele?

    • o de meu esposo deu positivo e o meu fiz três e todos negativos.Mais fico pensando que será que estou livre ou preciso fazer mais e mais testes.

    • A Janela Imunológica para o HIV é de 30 a 60 dias segundo o Ministério da Saúde! Você deve contar apartir da última relação que teve sem proteção com o seu marido, se passados os 60 dias o resultado for negativo já é definitivo.

  35. É possivel uma pessoa ter uma relação de risco , sentir vários sintomas ,como febre por 30 dias , Íngua , glândulas inchadas , umas bolinhas vermelhas , perda de pesso . Passado 30 dias fiz um teste rapido e deu não reagente ,com 45 dias não reagente. Ainda sinto febre glândulas inchadas . Será que já era pra ter positivado ?

    • Em uma relação de risco é possível contrair não só HIV mas também outras DSTs. A janela imunológica para HIV é de 30 a 60 dias segundo o ministério da saúde! Todos exames feitos após esse período tem resultado definitivo em caso de não reagente! Mas você deve realizar testes para outras DSTs como sífilis, hepatite por exemplo!

  36. Eu estava com suspeita, fiz o exame HIV 1 e 2, e deu não reagente.Fiz esse exame seis meses depois da exposição de risco.
    No dia 30/01/2018 eu fiz um teste rápido no posto de Saúde e deu não reagente!.. porém eu ainda estou suspeitando que outro tipo de exame eu devo fazer? Eu estou preocupada pois sentir dor de garganta, por dois dias seguidos sentir uma forte dor no pé da barriga,tive febre, dor de cabeça, apareceu dois caroços vermelho com a ponta branca no meu pescoço, no dia que fiz o teste rápido no posto de saúde aproveite pra colocar a vacina em dia e tomei uma de hepatite B depois desse dia eu suei bastante a noite por duas noites seguidas, não sei se foi por conta da vacina que tomei que eu suei. Me ajudem eu não sei o que fazer.

    • Você deve ficar calma seus testes foram feitos fora da janela imunológica ou seja já são definitivos! Você não tem HIV. Porém deve procurar ajuda médica para verificar os sintomas que está sentindo!

  37. Tive uma situação de risco no dia 28/12/17 ( sexo vaginal sem camisinha) após 24 dias fiz um teste rápido CTA é deu não reagente, com 26 dias fiz outro teste rápido e deu não reagente, com 27 dias fiz um teste sorológico em um laboratório, + exame Roche 4 geração e deu não reagente, com 34 dias fiz outro teste rápido sendo não reagente tb. Meu medo é que tenho doença autoimune (psoríase) e uso medicamento imunussupressor. Posso ficar tranquilo quanto ao resultado?

  38. Tive uma situação de risco no dia 28/12/17 ( sexo vaginal sem camisinha) após 24 dias fiz um teste rápido CTA é deu não reagente, com 26 dias fiz outro teste rápido e deu não reagente, com 27 dias fiz um teste sorológico em um laboratório, + exame Roche 4 geração e deu não reagente, com 34 dias fiz outro teste rápido sendo não reagente tb. Meu medo é que tenho doença autoimune (psoríase) e uso medicamento imunussupressor. Posso ficar tranquilo quanto ao resultado? Tenho sentido fraqueza, irritação na garganta e as vezes diarréia. Mais as vezes tenho a sensação que é psicológico

  39. Ola realizei exame rapidos de hiv com 8 meses depois da situação de risco, resultado não reagente. Devo confiar no teste rapido?

  40. Depois de 15 dias fiz um exame no cta e deu não reagente depois fiz outro com 40 dias e deu não reagente e outro com 90 dias e graças a Deus tbm não reagente. Devo me preocupar?

  41. Fiz quimioluminescência 4a geração 53 dias, tive icterícia,
    A hepatite pode interferir no resultado de 4a geração?

    • Hepatite não influencia no exame de HIV. A janela é de 30 a 60 dias. Com 53 dias nao fecha o diagnóstico! Se fizer os exames hoje já tem um resultado definitivo sendo negativo o resultado!

  42. Olá fiz o teste Rapido e deu reagentes HIV. Sendo que não tive nenhum sitomas não acredito que estou com vírus. E não tenho coragem de fazer um mais avançado por medo do resultado. Esses teste rapido são confiáveis quando fiz ela tinha dito que meu sangue coágulo e pedio pra repetir e deu reagente HIV.

    • Em caso de resultado reagente para HIV o teste deve ser repetido para eliminar as chances de ser um falso positivo! Procure ajuda de um infectologistas.

  43. Fiz o teste para doacao sanguinea nao tinha nenhum sintoma. Meu teste voltou .

    No outro dia fiz o de laboratorio e deu negativo para HIV e positivo para sifilis. Fiz o teste rapido tornou a dar positivo para sifilis e negativo para o HIV . Ai tomei a bezetacil fiz o de laboratorio deu negativo para sifilia VDRL e nao reagente para HIV 0.09. Estou esperando um mais especifico de BH para sifilis e um mais especifico do Hemocentro. Enfim. Qual a probabilidade de eu ter ou nao HIV e sifilis? Estpu confusa

  44. Sei que a janela imunologica da sifilis e menor mas dps de tres meses ou mais acho q se fosse HIV ja tinha dado resultado. Oq vcs acham?

    • Sim!

      Se for um exame de 4º geração (o que é bem provável, praticamente todos os laboratórios já possuem) a janela é de apenas 22 dias e conclusivo com 30 dias.

  45. Fiz o Elisa e deu positivo fiz o teste blog e deu uma placa reagente refiz com trinta dias o Eliza deu positivo novamente e o Wester blog dessa vez não deu nenhuma placa reagente vcs podem me ajudar se deu positivo ou negativo?

  46. Fiz o Elisa e deu positivo fiz o teste blog e deu uma placa reagente refiz com trinta dias o Eliza deu positivo novamente e o Wester blog dessa vez não deu nenhuma placa reagente vcs podem me ajudar se deu positivo ou negativo?

    • Dois testes positivos no ELISA é muito sugestivo para que seja mesmo positivo mesmo com o exame confirmatório vindo negativo pois existem pessoas que são controladores de elite! Mesmo assim você deve procurar um infectologista e apresentar os exames só ele pode determinar se há ou não possibilidade de um falso positivo! Lembrando que gravidez pode dá falso positivo.

  47. BOA TARDE!!!TOMANDO LAMIVULDINA E SE EU FOR FAZER O TESTE DE HIV VAI SER DETECTADO O HIV? GENTE ESTOU COM ESSA DUVIDA POIS DESCOBRI QUE MEU PARCEIRO ESTA TOMANDO ESSE REMEDIO E ELE ME JURA QUE NÃO TEM NADA…FIZ MEUS EXAMES E DEU TUDO NEGATIVO GRAÇAS A DEUS ,MAS É ISSO AGORA ESTOU COM ISSO NA CABEÇA NÃO SEI SE MEU PARCEIRO ESTA MENTINDO PARA MIN
    ALGUEM PODE ME DAR UMA OPINIÃO

    • A Lamivuldina é utilizada no tratamento da AIDS em adultos e crianças com mais de 3 meses de idade, que ajuda a reduzir a quantidade do vírus HIV no organismo e a progressão da doença.

      Ou seja, não há outra a doença a ser tratada que não seja a AIDS. Portanto peça para seu parceiro realizar um exame e você também.

  48. Olá. Fiz o último exame com 210 dias após a relação em um laboratório de FORMA PARTICULAR. Foi um exame de quarta geração. Fiz coleta à tarde e no outro dia pela manhã recebi mensagem de que meu exame estava pronto. Entrei no site e o resultado foi!!!

    0.01

    Não reagente, menor que 0.8
    Indeterminado, entre 0.8 e 1.20
    Reagente, maior que 1.20

    Como foi feito em laboratório de forma particular, sem solicitação médica, posso ficar tranquilo e dar com encerrado o caso?

    Por favor.

    • Sim.

      Não reagente.

      Se não teve nenhuma relação de risco em um período de 22 a 30 dias, pode ficar tranquilo e se prevenir daqui pra frente.

      • Mas mesmo sendo exame em laboratório de forma particular, sem solicitação médica, posso confiar? Se acontecer de dar positivo, eles não podem esconder essa informação, correto?

        • Sim.

          Não vejo esse cenário como possível. O que eles iriam ganhar omitindo um resultado? Pelo contrário, poderiam se prejudicar e muito.

          Mas se você tem alguma dúvida, busque um CTA mais próximo em sua região e faça o teste rápido pra HIV. Ou então procure um laboratório com algum reputação.

    • Pode ficar tranquilo! Com 60 dias já estava bem fechado para descartar o vírus! Lembre-se do que passou nesses 120 dias e veja que 120 poderia ter sido apenas a ponta do iceberg. Use sempre preservativo!

  49. Fiz exame Quarta dia 04/04 , fiz vários e saiu resultado de todos menos de HIV , ai me ligaram hj e pediram nova coleta, eu perguntei se tinha dado positivo pra médica , ela disse que precisavam de mais sangue pra prosseguir o exame
    ..tô desesperado, chorando muito… certeza de ser positivo né?

    • Olha eu estou no mesmo caso agora me pediram para fazer exame viral para ver ser e certo a doutora falou para mim que tenho 50% de HIV mas tô torcendo para não ser

    • Você teve alguma relação de risco? Se não teve, não há motivos para se desesperar.

      De repente, eles querem confirmar o resultado.

    • Pedro, fique calmo! Lembre-se que você mesmo tem a resposta… só basta fazer as perguntas certas! Não precisa responder aqui apenas pra você mesmo! Quando foi seu último exame de hiv? Em um intervalo de 30 dias houve alguma comportamento de risco? Se a resposta for sim fique calmo pois como você mesmo falou a médica não disse que teria sido positivo então ainda existe chances! Se a resposta for não, então se tranquiliza. Pesquise sobre causas que podem causar falso positivo nos testes de HIV. Tente manter a calma o máximo que puder!

      • Amanhã eh a data da entrega, tem sido difícil esses dias..mas já estou preparado pro pior, infelizmente!!!

          • Qualquer coisa me procura no aplicativo kik. diegope2006 mas não sou médico apenas tenho conhecimento através de leituras e alguns trabalho de estatística que fiz na área.

          • Estou na mesma situação que vc, e com medo de realizar outro teste. Fiz um teste rápido e deu reagente estou com ar de louca. Já pensei até em ma matar 🙁

  50. eu fez dois teste mais deu bem clarinho a 2 certa queria saber se estou ou nao meu companheiro fez tambem mais o dele deu negativo

    • Você deve lê o manual do fabricante, pois tem o tempo certo para a coleta de informações se eu não estiver enganado são 15 minutos… Se deixar passar o tempo o exame vai ficando com todos os marcadores a mostra não pq é positivo mas sim pq o líquido reagente vai ativando os marcadores! Por isso é importante seguir o manual do fabricante!

  51. Gente acabei de pegar o resultado do laboratório e infelizmente deu reagente…bom bora pra frente, agora eh aceitar essa nova condição é cuidar…tentar extrair coisas boas disso tudo… obrigado a todos aí pelo apoio…

  52. Boa tarde. Tive uma relação de risco sem camisinha onde a mulher estava no fim da sua menstruação. Fiz 3 exames de 4* geração até os 90 dias. Com 4 meses, 120 dias fiz exame em um cta, teste rápido bio-manghuinhos. Todos deram negativo, não reagente. Posso encerrar o assunto ou preciso fazer exames com mais tempo? Por favor. Estou bem preocupado.

    • Você realizou os testes com uma boa margem de tempo! Os testes positivam em média de 30 a 60 dias! Como você tem um teste com 120 dias já é tempo para encerrar o caso e se cuidar na próxima!

      • Na verdade esse pessoal dos centros de referência são complicados. Eu falei que tinha 4 meses e o mesmo disse que tinha que fazer um exame com 6 meses.

        • Edu, entre em contato com o Disk Aids 0800162550 você vai ver que eles fecham o diagnóstico com 30 dias. Estariam o pessoal do disk AIDS desatualizados e liberando pessoas com o vírus do HIV? Claro que não o pessoal lá está sempre bem atualizados! Esse exame com 6 meses hoje não se utiliza mais com os testes modernos de hoje Elisa 4 Geração já é conclusivo com 30 dias já os testes rápidos tem janela de 30 a 60 sendo conclusivo aos 60 dias! Ligue para o disk e tire suas dúvidas! Mas não sou médico e também não estou te aconselhando a não fazer os exames aos 6 meses estou apenas dizendo que não existe mais essa história de soroconversão aos 6 meses pois os testes modernos Elisa 4G procura anticorpos e a proteína do vírus P24 ou seja se o vírus existe na corrente sanguínea ele acha ou um ou outro!

          • Eu liguei na sexta para o disk AIDS, informaram que com 1 mês já era confirmatório e 2 meses poderia encerrar o caso. Mas de tanto ler na internet que tem de ser com mais tempo, exame pode dar falso negativo, os sintomas, pintas, manchas, etc, acho que virou psicológico. É complicado e vi que mais pessoas tem e estão vivendo essa mesma angústia.

  53. Fiz um teste de hiv e me pediram pra fazer uma novo coleta pra determinação conjunta hiv1 é hiv2 o teste se chama western blot agora me pediram a terceira coleta me ajudem tô desesperada será que tô com o vírus não consigo mas nem dormir é comer ainda que tenho ansiedade e outros problemas ligado a ansiedade alguém pode me da uma luz por favor

    • Fique Calma! O Teste Elisa que provavelmente foi feito saiu com que resultado? Você teve alguma relação de Risco? Para tirar essa dúvida procure um CTA e faça um teste rápido lá você terá uma resposta mais rápida sobre sua sorologia! É importante mantes a calma e se possível conversar com alguém da sua confiança!

  54. Olá tenho 26 anos e iniciei minha vida sexual a menos de 4 anos, e ano passado tive algumas relações sem preservativos com pessoas que conheço e que tem uma saúde Boa, e numa e dessa conheci uma pessoa e sair com ele umas três vezes Onde a última foi no mes de outubro passando alguns dias no mês de fevereiro comecei a sentir umas coisas que sentia quando mais novo mas pra mim eram tipo normais e comecei a fazer relações entre os sintomas e depois de pesquisas na net entrei em desespero e me dei meu laudo de estar com a doença ae nesse mesmo período fui ao posto de fiz o teste rápido e todos deram negativo em seguida fiz o de laboratorio pra ambas as partes por que estavam em transição e achei que isso poderia interferir e nesse enxame fora feito dois um pra as doenças causadas pelo viros e também se pudesse ser tiróide e etc .
    Ontem peguei o primeiros e todos deram normais e o segundo deram todos não reagente, eu já tive bronquite e sentia muita dores nas costas ,só que quando passei mal nesse período eu falei pro doutor minha situação e meus medos e lá repetir o teste que ele me pediu e deu negativo ae ele disse que eu precisava passar por um psicólogo, o fato é que agora a três dias eu comecei a sentir meu corpo muito quente e uma irritação na pele e etc.
    Eu já não sei mais o que fazer estou quase perto do suicídio sei que não vai adiantar nada,mas aqui na terra vai me desancar sou um menino que estava em transicao e não sei amido o que fazer

    • Seus exames deram negativo e se respeitado a janela imunológica da última relação sem preservativos os exames são confiáveis! O que você está sentindo é psicológico tanto é que vc mesmo sabe queda sentiu isso quando criança então tente ficar calmo e tirar isso da cabeça! Para de pesquisar coisas na internet pq se vc for no Google e digitar qualquer coisa+hiv logo vem o diagnóstico nunca vi… o vírus tem mais de 1 milhão de sintomas segundo o Google! Agora vc se expôs ao risco e isso não é bom pq se teve varias relações sem preservativos com certeza terá mais vezes no futuro e isso não deve ser feito pois é uma roleta russa! Se cuida!

  55. Caras tô na mesma da galera aqui.
    Já fiz teste rápido com 35 dias com 45 dias, Elisa de 4 geração com 60 dias na Delboni, mais 2 teste rápido com 90 dias um de salivá e outro de sangue. Mais ainda acho que tenho essa desgraça. Sinto algumas dores leves na coxa e nas articulações e linfonodulos. Alguém pode ajudar de preferência o pessoal que foi positivado. Dar uma luz

    • Fernando, você não tem HIV.
      Simples assim. Você tem ansiedade derivada de uma hipocondria por causa do HIV.

      Segue a vida. Você já extrapolou a janela com todos os exames possiveis, principalmente o mais moderno, de quarta geração.

      Você não tem HIV. Ou você aceita isso ou sua vida vai ruir por inteira em todos os sentidos.

      Abraço e saúde

    • Ah sim, procure um médico.

      Para ver qualquer outra DST ou doenças que possa causar dor muscular ou linfonodos inchados (você tem certeza que são inguas MESMO?).

      Mas não é HIV.

  56. Detecção de Anticorpos anti gp 41, anti p24, anti gp36 e grupo “O”
    é de quarta geração?
    esse exame feito com 10 dias de exposição acusaria alguma coisa? mesmo que indeterminado ou inconclusivo?

    • Se procura o P24 é de quarta geração! Quanto ao tempo de exposição é muito pouco tempo em caso de dar positivo não teria ocorrido nessa relação de 10 dias mas sim em alguma anterior! Em caso de indeterminado o ideal é esperar 30 dias e repetir o exame!

  57. Gente fiz um pcr qualitativo com janela de 18 dias mas tom uns sintomas ainda, alguém sabe da janela correta do PCR QUALITATIVO?

    • O PCR não é uma exame de triagem pois ele detecta a carga viral acima de 50 cópias! Caso alguém esteja com o vírus mas com uma carga abaixo de 50 não será identificada o que é o caso de pessoas que são controladores de Elite! No seu caso espere completar os 30 dias e faça um Elisa de 4 geração se dê negativo repita após 30 dias permanecendo negativo encerra o caso! Pode ligar para o disk ainda também para se informar melhor!

  58. Bom dia, fiz um teste de hiv 180 dias apos uma exposicao de risco e deu negativo, ha possibilidade de vir a positivar ainda ou posso ficar descansada? Tenho tido uns sintomas esquisitos como dores frequentes de cabeca, garganta arranhada, dor nas articulacoes e musculos, por favor ajude me

    • Bom dia! 180 dias já é um resultado bastante seguro e não há mais soroconversão tardia nos tempos de hoje com os testes atuais 30 a 60 dias já são suficientes para o diagnóstico! A conversão tardia pode acontecer em pessoas que têm dificuldade de produzir anticorpos ou na década de 80/90 quando aos exames da época levavam até 6 meses para identificar os anticorpos! Pode ficar tranquilo(a) e na próxima já sabe que tem que se cuidar!

      • Voce poderia me responde se um teste quimioluminescência abboot feito com 345 dias do contato de risco já e definitivo ? O resultado foi NÃO REAGENTE

  59. Após 30 dias de uma exposição de risco fiz teste rápido num Cta e deu negativo. Com 34 e 56 dias fiz exames de 4 geração em laboratório particular e também negativos. Devo repetir após 60 dias?

    • Olá querido André, os exames de 4 geração segundo infectologistas tem uma confiabilidade de 99,99% com janela de 30 dias e em casos bem raros o máximo 90 dias, lembrando que esses casos raros são menos de 0,01%, a possibilidade estatística de vc ter o vírus HIV é quase nula, para desencargo faça depois dos 60 dias novamente. Estou na mesma situação, e sei que o psicológico fica muito abalado… Lembrando que para vc fazer parte destes 0,01% teoricamente vc teria que ter o sistema imunologico comprometido, ou seja, ser bem doentinho desde criança…

  60. Fiz um teste de hiv e deu reagente! qual a possibilidade desse teste ser falso positivo? nunca apresentei nenhum sintoma..com muita fe em JESUS vai dar negativo no outro teste!

Deixe sua opinião