Como o vírus do HIV afeta o sistema imunológico do ser humano

Agora que você já sabe como o vírus do HIV funciona, a próxima etapa é entender porque ele é tão mortal e como ele afeta de forma tão profunda o sistema imunológico de uma pessoa infectada.

O sistema imunológico humano

O mecanismo de defesa do organismo contra parasitas, bacterias, vírus, fungos e outras coisas é chamado de sistema imunológico. Ele é composto de células, órgãos e um sistema circulatório que funcionam em sintonia pra te deixar lindo e evitar que qualquer merda aconteça.

Mas caso algo der errado – digamos uma bactéria entre no seu organismo – aconteça, todo um sistema está pronto pra te proteger do antígeno (termo técnico pra organismos estranhos que entram no seu corpo).

Como o sistema imunológi161Hco te protege

Assim que o sistema imunológico identifica um antígeno, ele começa a produzir anticorpos para expulsar a infecção. Cada anticorpo só pode ser utilizado para uma infecção específica. No caso não seria possível lutar contra o vírus da HIV utilizando o anticorpo da gripe. Dessa maneira o resto do sistema imunológico sabe que aquele antígeno é ruim e que todo mundo deve atacá-lo caso encontrar com ele por passeando pelos corredores do seu organismo.

Toda vez que isso acontece com qualquer infecção, seu organismo mantém anticorpos contra ela por um bom tempo. Por isso caso você já tenha pego sarampo na vida, nunca mais sofrerá com esse mal. Isso se chama imunidade. (A mesma coisa só não acontece com gripe e outros vírus porque eles sofrem mutação facilmente, mas essa é outra história).

Como o vírus do HIV acaba com seu sistema imunológico

Lembra que o vírus precisa de um material genético para se reproduzir? No caso do HIV, o safadinho faz isso usando nossas células CD4, que são responsáveis pelo sistema imunológico. Quando qualquer organismo estranho é detectado no nosso corpo, as células CD4 são as responsáveis por organizar a bagaça e fazer os anticorpos serem produzidos e atacar o que tiver de estranho.

Sö que existe um detalhe importante… O processo de replicação do HIV destrói as células CD4.

Sim, quanto mais vírus do HIV no seu organismo, menos células CD4 pra te proteger contra qualquer tipo de problema que existe por aí.

Mas o vírus do HIV te deixa doente?

Ta aí o maior paradoxo disso tudo. Ninguém morre de HIV.

Caso você for infectado e não cuidar. O vírus deixa com seu sistema imunológico tão baixo, tão frágil, que até mesmo uma simples gripe é o suficiente pra te matar. Mas isso só acontece depois de muitos anos (em média depois de oito) sem tratamento nenhum.

07.12.2015

[

Com as tags: cd4 | sistema imunológico

Escrito por Soropositivo

3 Comentários

  1. Tenho um comentario a patentiar penso que com transfusao de celula tronco poderia fazer com que o sistema imunologico funcione perfeitamente combatendo o virus do HIV talvez podesse ser testado em pessoas com o virus exemplo 5 pessoas.

    Responder
    • Gisleve, esse método foi utília do no começo da epidemia os pacientes que foram descobertos nos EUA já eram submetidos ao transplante de células tronco, mas acredito que não teve jeito.

      Responder
  2. HIV a 3 anos sem tratamento e sem sintomas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *