Coisas que você nunca deve fazer com um soropositivo

Cada soropositivo teve sua jornada emocional passada, seja você um amigo, namorado, ficante ou tem um relacionamento afetivo com um de nós, aqui ficam algumas dicas do que nunca fazer em hipótese alguma para respeitar o espaço do seu parceiro(a).

Ter um relacionamento amoroso com uma pessoa HIV positivo pode ser demandante. Quem vive com o vírus passa por uma montanha russa de emoções, especialmente logo que diagnosticado. Os níveis de ansiedade geralmente costumam ser altos.

Logo que fui diagnosticado, não conseguia parar de pensar em outra coisa, meu trabalho foi afetado, meus relacionamentos com amigos e parceiros também. Sem falar que me afastei da família, achando que poderia resolver todas as questões sozinho.

Nunca pergunte quando a pessoa foi diagnosticada

Não faça a pessoa voltar a pensar em todos esses pensamentos que ela passou logo que diagnosticada, como mencionei, isso é uma montanha russa de emoções e não deve ser tocado a não ser que a pessoa mencione sobre isso.

Nunca pergunte de onde a pessoa pegou HIV

Pode ter certeza que isso é uma das coisas que mais nos assombra, de onde o vírus causador da AIDS entrou no nosso corpo? Alguns sabem, outros (eu inclusive) não. Tocar nesse assunto é tabu. Respeite o espaço do soropositivo e só fale disso caso ele tocar no assunto.

Você não quer colocar uma pessoa com HIV em um estado mental vulnerável.

Nunca pergunte “Você está limpo?”

Estigma ainda existe e ainda é alto. Sempre nos perguntamos se alguém vai querer nos amar, se nossa família vai querer ficar próxima de nós, etc.

Perguntar se a pessoa está indetectável está tudo bem, afinal de contas é importante saber do status do vírus no organismo da pessoa para sua própria saúde. Pessoas indetectáveis não transmitem o vírus do HIV.

Nunca brigue com com uma pessoa e diga “é por isso que você tem o que tem”

Jogo baixo fazer isso. Nunca use essa frase, mesmo no calor do momento para acuar uma pessoa com HIV.

Ficar com medo de dividir objetos pessoais como colher ou canudos

O HIV não transmite através da saliva, além de desrespeitoso, é humilhante.

Ficar olhando estranho quando um soropositivo se machucar

A gente sabe que nosso sangue é contaminado por um vírus mortal, mas não precisa fugir como diabo foge da cruz por causa disso. Basta tomar cuidado pra não ter contato com feridas suas. Além do mais, se a pessoa for indetectável, ela provavelmente não transmite o vírus mesmo assim.

Achar que qualquer doença é motivo para ir ao hospital

Ficamos doentes como todo mundo, só porque estamos com uma gripe, não significa que precisamos ir para a emergência de um hospital.

Querer participar de todas as consultas médicas

Talvez você já tenha sido convidado a ir a uma consulta médica com seu parceiro(a), mas às consultas médicas de rotina com um infectologista podem ser chatas, você não vai querer acompanhar todas elas, respeite a privacidade do seu parceiro(a).

Não fique monitorando o regime de medicamentos

Nós precisamos tomar nossos medicamentos todos os dias religiosamente para que o vírus do HIV não se espalhe pelo organismo. Talvez você queira ajudar a controlar esse regime e dar apoio emocional nessa fase. Existem algumas maneiras de ajudar um soropositivo a tomar seus medicamentos, mas ficar em cima dele o tempo todo não é uma delas.

 

3 Comentários comentários para Coisas que você nunca deve fazer com um soropositivo

  1. Li com todo o carinho e atenção, que um positivo deve ter, achei super interessante, muito triste mesmo é o estigma, mas apesar de tudo, vivo feliz, e me orgulho de passar essa felicidade para quem soube de sua condição, e como todos nós, também encontrou dificuldade para aceitar. TEMOS QUE SER FELIZES.

  2. Boa tarde! Sou soro positivo, descobri há duas semanas fazendo exames para realizar a terceira cirurgia, é isso tive câncer de pele e ja fiz duas cirurgias, foi retirado a metade do meu nariz e estou fazendo plásticas para melhorar o aspecto, pois bem para realizar a terceita cirurgia a médico debtre outros exames pediu o de hiv, achei estranho mais ja q pediu fiz, para minha surpresa deu positivo e fiz mais dois exames e tive a confirmação de fato fiquei em choque na mesma hora pensei vou morrer, acabou a minha vida…resumindo ja tô tomando a medicação não tive reação a não ser insônia no primeiro dia somente… Ainda vou fazer a última cirurgia, tenho que aumentar minha imunidade que deu 200 muito baixa, tô vivendo um dia de cada vez, mais tem dias que fico muito deprimida sem querer sair de casa, são os altos e baixos. Espero que dia descubram a cura!

Deixe sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.