Antirretrovirais podem te deixar chapado

Efavirenz, este é o nome do remédio que pode te deixar loucão e ao mesmo tempo te proteger caso você tenha HIV.

“Eu experimentei e senti um sentimento de desinibição, como se eu pudesse mijar na sua frente agora mesmo. Não me impressiono que as pessoas que misturam com outras drogas saem por aí em assaltos.” -Um médico que teve antirretrovirais em seu consultório roubadas.

O Efavirenz é um dos compostos de antirretrovirais de primeira linha, ou seja, uma das primeiras opções pra quem está começando tratamento. No Brasil o O Ministério da Saúde iniciou em Abril (2015) a distribuição da dose tripla combinada composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), apelidado de 3 em 1, aos pacientes com HIV e AIDS dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A grande vantagem do tratamento é que é apenas uma pílula ao invés de várias de outros tratamentos.

antirretrovirais

Um repórter da Vice decidiu testar a ideia e provar o antirretroviral. Tomou duas doses do que seria uma dose normal para quem está em tratamento. Você pode ver a experiência completa como também parte da pesquisa que ele fez sobre o assunto neste vídeo.

Resumo: sim é psicodélico, de forma similar ao LSD. Porém os efeitos colaterais não são legais, ele ficou inútil dois dias após a experiência, sem falar na toxicidade.

Em lugares onde a droga de fundo de quintal é feita existe uma onda de assaltos provenientes dos usuários que consomem o composto, saem pelas casas roubando roupas, eletrônicos e outros pertences.

Cientistas já decidiram explorar esse tipo de loucura em laboratório também. O experimento funciona basicamente da seguinte forma: eles treinam um rato de laboratório que possui um tubo acoplado a suas costas pra pressionar uma alavanca caso LSD entrar no organismo deles. Quando injetado quantidades pequenas de Efavirenz eles pressionavam as mesmas alavancas e em quantidades até maiores, quando os pesquisadores aumentaram mais ainda a dose, os ratos sequer conseguiam pressionar a alavanca de tão chapados.

Eu também fiquei chapado

Eu tomo o 3 em 1. O Efavirenz é um dos compostos do antirretroviral que já estou tomando há um mês. Como eu tenho um histórico de abuso de drogas, transtorno bipolar, déficit de atenção e ansiedade crônica, sem falar que estou um pouco acima do peso, digamos que as drogas não me afetam facilmente.

Cheguei a sentir em dois dias diferentes efeitos similares aos descritos no vídeo. Em um, fiquei acordado até às 2h (a pílula é tomada às 23h) e comecei a sentir uma euforia como se estivesse levemente bêbado, infelizmente passou em menos de meia hora. No outro fiquei desorientado (tontura é um dos efeitos colaterais) e também eufórico, mas foi tão leve que fui dormir logo em seguida. A sensação de euforia lembra a do LSD mas foi tão rápida que nem deu pra considerar que fiquei alto.

Como disse meu médico, tem gente que pode sofrer muito com os efeitos enquanto outros tomam o remédio e vão beber sem problemas nenhum. Vai entender. Fica a lembrança de não tentar em casa, muito menos misturado a veneno de rato.

Outras fontes

The HIV Antiretroviral Drug Efavirenz has LSD-Like Properties
SUS estende acesso de medicamento 3 em 1 aos pacientes com HIV e aids

9 Comentários comentários para Antirretrovirais podem te deixar chapado

  1. Sou diagnosticado soro positivo desde 02/2015, logo depois comecei a tomar o 3 em 1, na consulta o medico disse que esse remedio poderia me dar muti sono, no começo do tratamento eu sentia uma euforia enorme parecia que eu estava bêbado porem isso só durou 3 dia, Depois de 8 meses de tratamento sou indetectável e não sinto efeito nenhum, acho que o remedio esta fazendo efeito contrario pois desde que comecei a tomar o 3 em 1 tenho demorado mais para dormi…. Bem doas males as menores, tem amigos meus (que tbm são + conheci eles através da rede solivida) que ate hj sofrem com efeitos colaterais e dos fortes que vao de diarreia a muita sonolência, o importante msms e nao para de tomar oas remedios e sempre devemos caminhar com fé pois ela não costuma falhar XD

  2. Eu faço usodesses remedios e nunca senti nada de diferente. Acho que existe um certo exagero.

  3. As pessoas tomam remédio para tudo qndo necessário, e mesmo que imperceptível existe si efeito colateral em outros medicamentos, o fato de saber que é um remédio para hiv faz com que a pessoa se sinta mais culpada e acreditando que só esse tipo de medicamentos tem efeitos, já tomei remédio pra náuseas e acredite o efeito foi pior que o meu de hiv, na realidade efeito colateral é coisa da cabeça, desejo uma saúde a todos, o importante é não parar.

  4. Fiquei muito chapado e foi so isso, nenhum dos outros efeitos surgiram, a sensação é gostosinha rsrsrs Acredito q se vc mantém uma atitude positiva perante ao tratamento e n somatiza, isso diminuira bastante a chances de desenvolver os outros efeitos… Boa sorte e tentem pensar positivo meu povo!!

  5. Sou diagnosticado há 6 anos e tomo o 3 em 1. Nas primeiras semanas eu fiquei me sentindo um pouco estranho mas nada absurdo. Um pouco de sono ainda de vez em quando me dá mas logo logo passa.

    O benefício é infinitamente maior que o efeito colateral. Faço parte do projeto Start dentro do Hospital Emilio Ribas e com com 1 mês de antiretro minha carga indetectou e assim está até hoje.

  6. Eu sinto minha cabeça pesada! Uns 30 minutos depois que tomo, dependendo do que como me da diarréia! Mas o sintoma que mais me preocupa ė meu apetite sexual que diminuiu! O remédio parece uma castração química! Os benefícios e que estou indetectável a 7 anos e minha esposa não pegou! Devido a só fazermos sexo vaginal, segundo minha médica infegtologista .

  7. TIVE UM ACIDENTE DE TRABALHO COM SANGUE ESPIRRADO EM MEU OLHO E ASSIM COMEÇEI A TOMAR ESTA MEDICAÇÃO. GOSTARIA DE SABER, SE TOMANDO ESTE MEDICAMENTO O EFEITO DA PILULA DO DIA SEGUINTE APÓS RELAÇÃO PE EFICÁCIA?

Deixe sua opinião