Tratamento contra HIV cresce 30% no Brasil

 Em 2013 eram 54 mil pessoas começando o tratamento contra o HIV, 2014 foram  74 mil, os números são oficiais do Ministério da Saúde, que apontam um aumento 30%. O total estimado é de 404 mil pessoas fazendo tratamento contra o HIV no Brasil. Como os antirretrovirais são ofertados gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e cada pessoa precisa realizar um cadastro, os dados são bem exatos.

_bars chart arrow increase

Outro fator que colaborou para o aumento do número é que agora recomenda-se iniciar tratamento com antirretrovirais assim que detectado o vírus do HIV, antes o soropositivo só começava com a medicação após sua contagem de CD4 ficasse abaixo de determinado nível.

O número de pessoas fazendo tratamento aumentou. O número de casos aumentou também (cálculos diferentes, antes que você me pergunte), embora tudo pareça perdido, o avanço da epidemia no Brasil está “controlado”.

O levantamento apontou também que o avanço da Aids está estabilizado no Brasil, com taxa de detecção em torno de 20,6 casos para cada 100 mil habitantes. Por ano, são aproximadamente 39 mil casos novos da doença.

Via Tratamento contra HIV com antirretrovirais cresce 30% em 2014

Deixe sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.