Em breve teste de HIV serão vendidos em farmácias

teste-rapido-de-hiv

Você vai até o banheiro, abre a boca, esfrega acima dos dentes superiores, abaixo dos dentes inferiores, de um lado pro outro várias vezes e de novo só pra ter certeza… Poderia ser a descrição de uma escovação dos dentes, mas é o teste de HIV caseiro que foi regulamentado no Brasil no começo de novembro pela ANVISA.

Basta pegar um cotonete e passar na boca até ficar bem cheio de saliva, colocar num dispositivo e esperar alguns minutos, uma linha quer dizer negativo e duas positivo. Bem semelhante a um teste de gravidez.

Esta metodologia de testagem já é utilizada na rede pública (não quer dizer que é o mesmo tipo de teste) há um tempo, permitindo resultados em meia hora e deixando vários desesperados menos aflitos. Lembro quando contei pra dois parceiros que estava com HIV foi questão de horas até os dois descobrirem a verdade.

Vale lembrar que o HIV não é presente na saliva e sim os seus anticorpos. Beijo não transmite HIV.

O produto – como a maioria dos testes pra detectar o HIV – procura por anticorpos produzidos pelo organismo para se livrar do vírus. Estes só são produzidos a partir de em média um mês após a infecção, a chamada janela imunológica.

“O teste é absolutamente seguro, mas todos precisam entender que é uma triagem, posteriormente é preciso fazer uma confirmação por um teste clínico” diz Renato Porto, relator do processo se referindo ao teste de sangue.

Via Folha: Anvisa aprova norma que autoriza venda de teste de HIV em farmácia.

Um comentário comentários para Em breve teste de HIV serão vendidos em farmácias

  1. Eu o fiz ano passado em Setembro quando participei da organização de um evento da faculdade.

    Ainda sim, a médica recomendou que eu fosse fazer um check-up completo em um posto de saúde… Sempre importante =)

Deixe sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.