Em SP, 24% dos homens que transam com homens tem HIV

Que os dados de infeção estão alarmantes todos sabemos, mas em alguns lugares isso está fugindo de controle. São Paulo é um exemplo disso. Um em cada 4 homens que fazem sexo com homens em São Paulo tem HIV, revela estudo encomendado pelo Ministério da Saúde.

Esse dado é alarmante, já que em 2011 outro estudo apontou que essa prevalência era de 11% na capital. A população em geral apresenta apenas 0.34% de índice de soropositivos.

Taxa de infeção por capital (para homens que fazem sexo com homens)

A pesquisa entrevistou 4176 homens de 11 capitais brasileiras. Eles foram propostos a fazer um teste de HIV, dos que aceitaram, 18% deram resultado positivo. Metade dos participantes fizeram o teste pela primeira vez na vida. Uma pesquisa feita em 2009 com a mesma metodologia, encontrou 12% de testes positivos.

A pesquisa indicou que a taxa de infecção triplicou no grupo de pessoas com 15 a 19 anos. Entre 20 e 24 o índice dobrou. O mais preocupante é que dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 56% dos jovens de 15 a 24 anos usam camisinha com parceiros eventuais.

Descubra seu risco de contagio fazendo nosso teste >>

Fonte: HIV prevalence among men who have sex with men in Brazil: results of the 2nd national survey using respondent-driven sampling

Deixe sua opinião