OMS recomenda tratamento contra HIV assim que diagnosticado

O tratamento contra HIV evoluiu bastante durante os anos, novas classes de remédios foram introduzidas, descobertas sobre como preservar o sistema imunológico vieram no caminho e cada vez mais pesquisas especializadas sobre o assunto surgiram.

O HIV afeta as células de CD4 do sistema imunológico. Uma pessoa normal possui uma contagem dentre 500 a 1500 /mm3. A recomendação de inicio de tratamento com antirretrovirais sempre foi baseada na contagem de células CD4 no organismo, quanto menos, mais doente a pessoa está. Inclusive quem possui HIV e tem menos de 250, está com AIDS.

Como os remédios antirretrovirais sempre foram muito tóxicos ao organismo e o vírus demora a se alastrar sozinho, a contagem de CD4 sempre foi utilizada para recomendar o inicio do tratamento contra HIV ou não. Em 2003 era igual ou menor que 200, em 2010 foi pra 350 e atualmente a recomendação é igual ou abaixo de 500. Quem é responsável pela recomendação é a OMS (Organização Mundial da Saúde).

tratamento contra hiv

Do dia 19 a 22 de julho (2015) ocorreu em Vancouver, no Canadá o congresso da International Aids Society (IAS), um dos maiores fóruns científicos no campo de HIV e AIDS de todo o mundo. Nele a OMS divulgou a nova recomendação, válida a partir de dezembro para que todas as pessoas sejam tratadas independente da contagem de células CD4 no organismo.

Na sua apresentação, a OMS fez questão de mencionar o exemplo do Brasil, enfatizando que a adoção do novo protocolo melhorou a saúde das pessoas vivendo com HIV. Antes do protocolo, cuja aplicação se iniciou em dezembro de 2013, o Brasil registrava uma taxa média de CD4 de 265 células/mm3 assim que o paciente entrava em tratamento. Hoje, a média da taxa de CD4 é de 419 células/mm3 no início do tratamento.

Via Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

Um comentário comentários para OMS recomenda tratamento contra HIV assim que diagnosticado

  1. fui diagnosticado como soropositivo há duas semanas. estou assintomático.
    no entanto, no sus, disseram-me que o tratamento só poderá começar após o resultado do exame de carga viral.
    não entendo por que isso, uma vez que a dose é única e já fui diagnosticado com o vírus.

Deixe sua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.