O começo do fim da prevenção do HIV?

Há poucos meses o primeiro homem que estava tomando PrEP – Profilaxia Pré Exposição, uma das poucas maneiras conhecidas de se prevenir o HIV – foi infectado por um tipo resistente do vírus. No que muitos estão dizendo ser o início do fim do PrEP.

O tratamento consiste de drogas utilizadas como antirretrovirais mas administradas em uma formulação diferente e de forma preventiva. No Brasil o tratamento está em fases de testes e é oferecido apenas para um pequeno grupo de risco, como transsexuais, casais sorodiscordantes (onde um é soropositivo e o outro não) e profissionais do sexo.

Embora com eficácia documentada há pouco tempo o tratamento também é cercado de polêmica, já que no momento só existe um medicamento amplamente testado, o Truvada,que chega a custar até $56 dólares por pílula. Por estar em fase de testes, o custeamento é feito pelo governo e somente a grupos de risco. Nos EUA também é oferecido apenas a grupos de risco, porém completamente custeado pelo paciente.

Apesar dos argumentos, nenhum paciente que participou de testes clínicos havia sido contaminado pelo HIV até então. O que acabou há poucos meses.

O paciente infectado vinha tomando seus remédios conforme deveria, nos mesmo horários todos os dias há 24 meses. É um homem gay de Toronto com aproximadamente 43 anos. Os cientistas apresentaram os resultados na Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections (CROI).

O subtipo do vírus que o infectou é resistente ao Truvada, além de outros antirretrovirais.

Um dos problemas [deste tratamento] é que utilizamos o mesmo remédio na hora de prevenir e na hora de tratar o vírus. Disse Richard Harrigan, Diretor do setor de pesquisas da  British Columbia Centre for Excellence in HIV ao Buzzfeed.

Embora o caso, pesquisadores ainda afirmam que a PrEP é o melhor caminho de prevenção que existe. Hoje mais de 1.400 pessoas tomam o comprimido e participam de estudos sem nenhuma infecção.

First Case Of Someone On Daily PrEP Getting HIV

Um comentário comentários para O começo do fim da prevenção do HIV?

  1. Tive relação com uma mulher e acho que ela tem HIV mas não durou cinco minutos quais a chance de eu pegar a doença se ela tiver

Deixe sua opinião