Charlie Sheen tem HIV – e as consequências disso

HOLLYWOOD, CA - APRIL 11: Actor Charlie Sheen arrives at the Dimension Films' 'Scary Movie 5' premiere at the ArcLight Cinemas Cinerama Dome on April 11, 2013 in Hollywood, California. (Photo by Jason Merritt/Getty Images)

No começo da semana passada o ator mulherengo Charlie Sheen, que ficou famoso por estrear Charlie na série americana Two and a Half Men confessou ao programa The Today Show‘s que possui HIV. O ator deixou a série depois de ser demitido por causa do seu problema com drogas e álcool.

Sheen contou ao Today que recebeu o diagnóstico há quatro anos, mas não sabe como contraiu o vírus. “Tudo começou com o que pensei ser uma série de [episódios] de dor cabeça insuportáveis. Pensei que fosse um tumor no cérebro”, lembrou. “São três letras difíceis de digerir [HIV]. É uma mudança na vida de qualquer pessoa.” (via)

Há quem diga que a confissão não passa de uma manobra de relações públicas pra poder conquistar algum carisma do público. Ele está vendendo uma de suas casas e também prestes a lançar uma biografia. O ator ainda contou que foi chantageado por pessoas que sabiam do caso e pediam dinheiro para não revelar à imprensa.

Charlie Sheen era famoso por sua vida de promiscuidade, bebida e drogas. Já foi casado três vezes, tem cinco filhos e um neto. Seu primeiro noivado acabou depois de atirar por acidente no braço da noiva. Ele também já sobreviveu a um infarto por causa de overdose e passou por diversas rehabs. O estilo de vida dele sempre foi muito similar ao de Charlie, personagem homônimo o qual interpretava na série Two and a Half Men.

O caso dele trouxe a tona o nível de escrúpulos da cultura americana. A sua ex Bree Olson – que também é atriz pornô – procurou as câmeras para chorar que ele nunca contou que era soropositivo a ela. O agente do ator reiterou em comunicado que ele foi infectado após o relacionamento (ele podia ter avisado, né?).
rs_1024x759-151118132100-1024.Charlie-Sheen-Jenny-McCarthy.ms.111815Já a atriz Jenny McCarthy, que fez o papel de namorada do Charlie na série durante alguns episódio disse “Eles te fazem assinar um papel avisando caso você possua herpes ou até mesmo uma gripe, eu acho que ele deveria ter avisado no caso do HIV”.  Herpes e gripe são transmitidas pela saliva, HIV não.

Sheen também era “garoto propaganda” do estilo de vida boêmio. A notícia serviu como alerta para homens que o tomam como referência e estipulam um ideal de vida promíscua. Pra completar o circo, há rumores de que mais de 75 pessoas já estão procurando advogados pra processá-lo, mas o número pode chegar 700.

 

Rock-Hudson-hiv

Nos anos 80, quando o CDC dos EUA advertia contra o beijo a pessoas infectadas, o galã Rock Hudson veio a público com sua doença um dia antes de um tabloide expor sua homossexualidade. Meses depois o ator que era amigo pessoal de Ronald Reagan morreu. As arrecadações de doações  para causas mais que dobraram e o caso serviu para pressionar o governo Reagan que até então vinha ignorando o HIV.

Em uma mensagem que Hudson enviou a um evento beneficente de combate à AIDS que não conseguiu comparecer ele disse “Eu não estou feliz porque estou doente. Eu não estou feliz porque tenho AIDS. Mas se isso está ajudando outros, eu posso, pelo menos, saber que meu próprio infortúnio teve algum valor positivo.” (via)

Pode ter sido um golpe para reconquistar o carisma do público, pode ser que Charlie Sheen apenas quisesse “sair do armário” ou que não aguentasse mais chantagens em troca de dinheiro. A fama de não respeitar as mulheres e vida boêmia podem ter efeito contrário na opinião pública do HIV.

O que vimos até então através de suas ex-parceiras e tablóides é um stigma, como se agir como ele fosse a receita para contrair o HIV. Não. Não devemos julgar as pessoas porque elas tem HIV e condenar seus comportamentos, tenha ido pra cama com 5 ou 500 pessoas.

Categoria: Notícias

11.22.2015

[

Com as tags: Notícias

Escrito por Soropositivo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *